NOTÍCIAS

Sepot inicia programação na Agrotins 25 anos com exposição de artesanato indígena e sementes crioulas

A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) iniciou, nesta terça-feira, 13, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas, a programação na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos) com exposição de artesanato indígena e sementes crioulas. A ação permitiu que os visitantes pudessem conhecer e valorizar a rica diversidade cultural e o patrimônio dos povos originários e tradicionais.

O titular da Sepot, Paulo Xerente, destacou que a Agrotins é uma oportunidade ímpar para mostrar a riqueza cultural e o conhecimento ancestral dos povos originários e tradicionais. “A exposição de artesanato e sementes crioulas não é apenas uma demonstração de nossas raízes, mas também um convite à reflexão sobre a importância da preservação da biodiversidade e o respeito às tradições que moldaram a nossa história. Esse espaço é essencial para que os povos originários e tradicionais sejam reconhecidos como protagonistas na construção de um futuro sustentável”, enfatizou o secretário. 

A artesã Myjiwaru Karajá, que participa da feira pela primeira vez, ressaltou a satisfação em apresentar o trabalho que desenvolve aos visitantes. “Estou muito feliz de finalmente poder mostrar o meu trabalho em um evento tão grande. As oportunidades são muitas e o público tem sido muito receptivo”, salientou. 

Expositora da Agrotins e cliente dos produtos da artesã Myjiwaru, Emily Ruscaher elogiou a qualidade e a autenticidade das peças apresentadas. “Estou encantada com o trabalho dos povos originários e tradicionais. É tudo lindo e acredito que estou tendo uma grande oportunidade de conhecer melhor não só o trabalho, mas também a cultura deles”, pontuou. 

Agrotins 25 anos

Com 25 anos de avanços e oportunidades, a Agrotins celebra uma trajetória de crescimento e inovação, consolidando-se como um dos principais eventos do agronegócio no Brasil.

A feira é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, órgãos públicos e instituições de pesquisas e educacionais.

FONTE: SECOM TO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo