TURISMO

Definidos os classificados para a degustação do 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Para aqueles que inscreveram receitas para concorrer a uma vaga no 17º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT), chegou o momento de prepará-las para a segunda fase de avaliação da concorrência: a degustação. A lista com as inscrições homologadas foi disponibilizada no Diário Oficial do Município de segunda-feira, 10. Para conferir a lista completa, clique aqui. Lembrando que o II Workshop de Ficha Técnica e Harmonização de Pratos, de caráter obrigatório, acontece nesta quarta-feira, 12, das 14h às 18h, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. 

No cronograma do FGT, a fase de degustação começa na próxima segunda-feira, 24, seguindo até o dia 31 de julho, na sede da Agência Municipal de Turismo (Agtur), localizada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. No total, 159 inscrições cumpriram as normas do edital, passando para a etapa de degustação da seguinte forma: 35 pratos salgados, 35 pratos doces, 66 comidinhas salgadas, 13 ‘Trailer/Food Truck’, seis na categoria ‘Saúde e Bem-estar’ e quatro da ‘Rota Gastronômica de Taquaruçu’. A preparação dos pratos será avaliada por profissionais das áreas de alimentação e de bebidas de Palmas. 

“Este ano, nós tivemos recorde de inscrições, e vamos manter o mesmo nível de excelência de todos os anos, com profissionais gabaritados para avaliarem as melhores receitas, para que estas possam representar nossa Capital”, reforçou o presidente da Agtur, Giovani Assis. 

Critérios da avaliação

Para a valorização dos ingredientes culinários regionais, os pratos obrigatoriamente devem conter no mínimo um ingrediente típico da culinária tocantinense. Cor, sabor, aroma, originalidade e criatividade são alguns dos itens avaliados pelo corpo de jurados técnicos durante a degustação.

Já os concorrentes da categoria ‘Trailer/Food Truck’ deverão, além dos critérios mencionados acima, apresentar o veículo para a conferência dos equipamentos e da infraestrutura para preparação de alimentos, conforme Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além da documentação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dia.

Serão disponibilizados 15 minutos para cada participante, que deverá executar o pré-preparo necessário para apresentação do prato em tempo hábil. O participante deverá levar os utensílios necessários para preparação (panelas, frigideiras, talheres, etc.). Cada participante deverá entregar a cada jurado a receita da degustação digitada e impressa. Os custos de ingredientes e utensílios adicionais para apresentação da preparação serão de responsabilidade do concorrente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo