Ícone do site Dia a Dia

Vice-governador Laurez Moreira entrega obras durante comemoração dos 32 anos de Muricilândia

O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira, prestigiou neste domingo, 20, as festividades de aniversário do município de Muricilândia, que completou 32 anos. A comemoração contou com a entrega de diversas obras, dentre elas, o Destacamento da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e a reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia, ambas com investimentos do Governo do Tocantins.

O vice-governador destacou que ver obras realizadas com investimentos do Governo por todo o Estado, mostram o quanto o Tocantins tem avançado. “Uma das coisas que me deixa feliz na vida é ver a inauguração de obras tão esperadas pela comunidade. E foi o que vivenciei em Muricilândia. O prefeito Alessandro Borges tem feito um belo trabalho e a entrega de tantas obras é reflexo disso. A parceria com o Governo do Tocantins também tem sido fundamental, a reativação do Destacamento da Polícia Militar mostra que o Estado tem se empenhado em colocar policiamento em todos os 139 municípios, e, ao entregar esse Destacamento, cumpre o compromisso de propiciar a sensação de segurança para a população de todo o Estado, em especial para os muricilandenses”, declarou.

O prefeito de Muricilândia, Alessandro Borges, agradeceu ao vice-governador por prestigiar o aniversário da cidade e ao Governo do Tocantins por investir em obras essenciais para a comunidade. “A vinda do nosso vice-governador Laurez Moreira, juntamente com o deputado estadual Léo Barbosa, eles que muito bem representaram o nosso governador Wanderlei Barbosa, mostra a integralização da população muricilandense com o Governo do Tocantins. Como disse o bispo Dom Giovane, em sua homilia na missa em ação de graças pelos 32 anos de emancipação política de Muricilândia, a cidade tem que ter alegria, mas principalmente ter investimentos na saúde, na educação e na segurança pública. É isso que estamos buscando e a parceria do Governo do Tocantins tem sido fundamental”, ressaltou.

Obras e reformas entregues

Na ocasião, foram entregues, à comunidade, o Destacamento da Polícia Militar; a Unidade Básica de Saúde Dona Juscelina; a reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia e a Praça Municipal Dona Juscelina.

Das obras inauguradas, o Destacamento da Polícia Militar contou com investimentos do Governo do Tocantins. A reforma da Escola Municipal Nova Muricilândia também teve investimento do Governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A unidade da PMTO no município pertence à 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (2ª CIPM), com sede na cidade de Xambioá. O comandante do Destacamento é o 2° Sargento PM Carlos Gean Ferreira Lima.

Para o major PM Cantanhede, comandante da 2ª CIPM, a união entre o Estado e o Município trará inúmeros benefícios para a população, que terá uma maior sensação de segurança com a Polícia mais presente nos municípios. “O policiamento será exercido de forma estratégica e com firmeza no combate à criminalidade na região”, afirmou. 

Muricilândia

Muricilândia iniciou sua história em 1952. Na época, algumas famílias que vinham do Nordeste à procura de uma vida melhor, instalaram-se às margens do rio Muricizal, que servia de estrada para os primeiros retirantes. Logo que chegaram, iniciaram o desbravamento da floresta para posteriormente plantar roças. O então vilarejo foi crescendo, até alcançar a condição de distrito, em 1988.

Em fevereiro de 1991, foi desmembrado de Araguaína e emancipado, elegendo seu primeiro prefeito, o empresário Rubens Gonçalves de Aguiar, no ano seguinte. A origem do nome da cidade é por existir na região grande quantidade de árvores frutíferas chamadas Murici.

Muricilândia possui área territorial de 1.194,368 km². Atualmente, o município tem 3.367 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

Programação  

A programação do aniversário da cidade, além das obras entregues, contou com missa em ação de graças, celebrada pelo Bispo da Diocese de Araguaína, Dom Giovane Pereira de Melo, e cavalgada ao final do dia.

Sair da versão mobile