Unidades escolares da rede estadual de ensino vencem o Prêmio de Educação Fiscal do Audifisco
Com o objetivo de valorizar, promover e premiar ações e projetos que envolvam temáticas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a função social dos tributos, a Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins (Audifisco) realizou o Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins – Edição 2023, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A cerimônia de premiação ocorreu nesta sexta-feira, 07, em Palmas.
Foram premiadas três categorias, Imprensa, Escola e Instituições. Na categoria escola, três unidades escolares da rede estadual de ensino conquistaram os primeiros lugares no concurso. A campeã foi a Escola Estadual Waldir Lins, de Gurupi. Em segundo lugar ficou o Colégio Estadual São Pedro, de Abreulândia; e, em terceiro lugar, o Colégio Estadual Lagoa da Confusão, de Lagoa da Confusão.
Os três primeiros colocados receberam troféus e os seguintes prêmios: primeiro lugar, 30 smartphones e 30 fones de ouvido Bluetooth; o segundo lugar, 22 smartphones e 22 fones de ouvido Bluetooth; e o 3º lugar, 17 smartphones e 17 fones de ouvido Bluetooth.
O coordenador da área de matemática da Escola Estadual Valdir Lins, professor Matheus Almeida, explicou sobre o projeto vencedor. “Com essa ação o protagonismo foi dos alunos, que foram para os supermercados fazer uma conscientização popular. Eles perguntavam aos clientes se eles pediam nota fiscal, promovendo a conscientização para a população sobre a importância de saber quanto estamos sendo tributados e para onde esse tributo está sendo destinado. Nós estamos muito felizes e os nossos alunos também vão ficar felizes com a premiação que receberam”.
Representando a diretora da unidade vencedora, Euvanice Rodrigues de Paula, o coordenador pedagógico, Fábio Marques dos Santos, ressaltou que foi um dia muito importante para a escola, porque a equipe se empenhou e se preparou para executar o projeto para concorrer ao prêmio. “Temos uma equipe de professores qualificados, dedicados à função de preparar os nossos estudantes para a vida, e o prêmio é o reconhecimento à nossa equipe que fez com que isso acontecesse”.
O presidente da Audifisco, Jorge Couto, falou que a Educação Fiscal além de formar cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos, a sociedade precisa entender a importância de acompanhar a aplicação dos recursos públicos, bem como estar motivado para o exercício da cidadania plena. “É preciso trabalhar na conscientização de que os bens públicos são da sociedade, pois são mantidos com os recursos que todos pagam, via tributo”.