Unidades educacionais de Palmas passam por adequações para prevenir incêndio no ambiente escolar
Com as reformas que vêm acontecendo em várias unidades educacionais da rede de ensino da Capital, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) está aproveitando a oportunidade para executar as adequações das instalações dos espaços e melhorar a prevenção e combate a incêndios. De forma gradativa, todas as unidades vão passar por revitalização nesta parte da estrutura física.
A Escola Municipal Rosemir Fernandes de Sousa, situada no Jardim Aureny III, é uma das unidades que está implantando o novo Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, proposto pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Tocantins. Para as adaptações, a direção da escola, instalou uma caixa d’água de dez mil litros, exclusiva para o combater incêndios, casa de máquinas, abrigos para extintores fixos e portáteis de água pressurizada e químico, quadro de energia exclusivo, rede de alimentação tubular, luminárias de emergência, placas de sinalização, acionador de alarme e sirene dentre outros equipamentos e serviços. O valor total do investimento é de R$ 148.500,53.
Segundo a diretora de Obras da Educação, Jesanny Guimarães, parte das escolas da rede já contam com os sistemas de proteção e combate a incêndio e pânico, que é responsável por possibilitar a ação inicial em incêndios e facilitar a saída dos ocupantes da edificação. “O sistema de combate a incêndio é composto por placas indicativas, iluminação de emergência, extintores, formação de brigada de incêndio e, em escolas maiores, instalação de hidrantes, além de vistorias e orientações permanentes sobre prevenção e cuidados que devem ser seguidos para evitar qualquer incidente”, explica a diretora.
A secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, lembra que as adequações são uma demanda antiga da rede municipal de ensino, que agora está sendo solucionada, evidenciando o compromisso da prefeita Cinthia Ribeiro com uma educação pública de qualidade e responsável.