SAÚDE

Tocantins realiza 280 cirurgias eletivas na terceira semana de setembro, pelo SUS

“Minha cirurgia foi ótima e o atendimento também. Agradeço pela dedicação de toda equipe, os enfermeiros e o médico pelo cuidado e pelo bom atendimento. Minha vida após a cirurgia está normalizada agora e eu só tenho a agradecer”. A declaração é da paciente Vilma Helena dos Santos, atendida, no último final de semana, no Hospital Regional de Alvorada. Ela é umas das 280 pessoas retiradas da fila da Central Estadual de Regulação (CER), de 11 a 17 de setembro, nos hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO).

As cirurgias ocorrem em sua maioria, por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), mais conhecido como Opera Tocantins, que ganhou um reforço com a descentralização dos serviços, efetuada a partir do fortalecimento das unidades hospitalares do interior do Estado.  “Estamos nos empenhando para ofertar melhorias e aumento das cirurgias eletivas da nossa unidade, tendo em vista que possuímos boa estrutura física e recursos humanos, sendo possível atender pacientes de outras regiões de saúde. Como não possuímos demanda reprimida da nossa referencia, nós podemos ajudar também as demais unidades que possuem uma alta demanda, como o Hospital Regional de Araguaína”, afirmou a diretora geral do Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema, Mariana Coppo. A unidade sob sua gestão fez 39 cirurgias, na última semana.

“Eu aguardei a cirurgia e em menos de um ano fui operado. A assistência que me deram antes e depois da minha cirurgia foi ótima, fui muito bem atendido. Gostaria de agradecer porque o Sistema Único de Saúde tem ajudado muito, principalmente as pessoas que não tem condições de custear o tratamento”, afirmou o paciente operado no Hospital Geral de Palmas (HGP), André de Castro.

Procedimentos

Neste ano já foram efetuados 12.010 procedimentos cirúrgicos eletivos, em todo o Tocantins. Na última semana as unidades que realizaram cirurgias eletivas foram: Hospital Geral de Palmas (62); Hospital Regional de Gurupi (27); Hospital Regional de Miracema (38); Hospital Regional de Alvorada (18); Hospital Regional de Guaraí (20); Hospital e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (39); Hospital Regional de Porto Nacional (13); Hospital Regional de Paraíso (12); Hospital Regional de Araguaína (8) Hospital Regional de Augustinópolis (33) e Hospital Regional de Araguaçu (10).

Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo