Tocantins participa do Seminário de Resultados 2023, em Brasília
Com o objetivo de fortalecer e planejar a gestão integrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), participaram na terça-feira, 17, do Seminário Final do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS no triênio 2021-2023. O evento foi realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e teve como objetivo a celebração do sucesso do projeto e compartilhamento das boas práticas entre as 27 Secretarias Estaduais de Saúde, do Brasil.
Durante o evento, foram discutidos os resultados do triênio, as perspectivas e possibilidade para o fortalecimento e maior qualificação das ações do Programa Proadi, a fim de garantir sua durabilidade e seus resultados no cuidado da saúde pública nacional.
A superintendente de Gestão e Acompanhamento estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, apontou que “a reunião de hoje mostrou as premissas que o planejamento da saúde terá nos próximos anos. Este é o nosso Mapa Estratégico que traz as premissas para o planejamento da saúde para os próximos anos, sendo por meio dele que todos os estados, inclusive o Tocantins, terá o norte para prestação do serviço, trabalho dos servidores e atendimento da população tocantinense”.
O secretário-executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, comentou sobre esse encontro é importantíssimo para o fortalecimento das ações e estratégias do SUS nacional. “Essa estratégia do Proadi SUS é fundamental para o fortalecimento do SUS. É através de projetos como este, que nós conseguimos levar novas tecnologias para cada ponto desse país e faz com que a gente consiga avançar em algo novo, em uma esperança de que algo novo está nascendo de maneira organizada com muita responsabilidade para que se possa dizer que o hoje e o amanhã que o sistema de saúde do Brasil é eficiente e que merece ser respeitado”.
“Quero aqui parabenizar todos os 27 entes da federação que estão aqui para dizer da importância que vocês têm no planejamento como um todo, já dizendo que estamos sempre à disposição para que juntos tenhamos um SUS mais forte, mais participativo”, disse o coordenador de gestão dos instrumentos de planejamento no SUS do DEGIP/Ministério da Saúde, Rui Leandro Santos.
“Esse projeto foi pioneiro e inovador em muitos pontos, mas principalmente na garantia de permitir que cada federação acreditasse e mostra que um bom instrumento de planejamento ele fortalece o sistema único de saúde e nos faz repensar na logística, no olhar dos gestores estaduais de saúde durante e após a pandemia”, comentou a diretora executiva da sustentabilidade, responsabilidade social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Paula Campos.
FortaleceSUS
O projeto FortaleceSUS teve início em 2018, a partir da necessidade das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) em institucionalizar práticas de planejamento, monitoramento e avaliação dos Planos Estaduais de Saúde (PES), e de tornar os instrumentos de planejamento em Saúde coerentes com os instrumentos de planejamento de governo. Em sua continuidade até 2023, o projeto incorporou nas suas estratégias ações de capacitação das equipes gestoras das SES para a melhoria contínua dos seus processos gerenciais, potencialização e protagonismo dessas equipes na condução do PES.