Tocantins avança na Avaliação de Fluência Leitora e chega a 62% no nível de desempenho de leitura dos estudantes do 2º do ensino fundamental
O Governo do Tocantins divulgou nesta quarta-feira, 29, os resultados da Avaliação de Fluência Leitora dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental e celebrou o novo índice de 62% dos educandos dentro dos níveis esperados para esta etapa. O diagnóstico que mensura o desempenho da leitura no início da vida escolar integra as ações da Política Estadual de Alfabetização do Tocantins, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do programa Alfabetiza Mais Tocantins.
“É um resultado a comemorar, que foi obtido, ao longo de 2024, em parceria com a Associação Bem Comum e contou com um esforço colaborativo de cada município. Já alcançamos avanços significativos e queremos avançar ainda mais em 2025. Por isso, o Governo do Tocantins está investindo em monitoramento, material didático específico, formação continuada e diversas outras estratégias para que a Política de Alfabetização do Tocantins se torne referência nacional”, enfatizou o titular da Seduc, professor Fábio Vaz.
Os dados comparativos da Avaliação de Fluência Leitora de 2024 demonstram a evolução dos educandos em 2024. Na avaliação de entrada, realizada em abril, o percentual de estudantes considerados leitores iniciantes e fluentes era de 38%. Na avaliação de saída, aplicada no mês de novembro, o universo dos alunos nesses níveis passou para cerca de 62%. Mais de 95% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, de escolas municipais e estaduais do Tocantins, foram avaliados, totalizando mais de 18.200 participantes em todo o território tocantinense.
“Essa evolução, em mais de 20%, demonstra o resultado das formações ofertadas pelo Alfabetiza Mais Tocantins aos profissionais de todo o Tocantins; e o engajamento e o empenho das redes municipais”, frisou o secretário da Educação.
Sobre a avaliação
A avaliação, realizada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e pela Associação Bem Comum, é aplicada individualmente e afere a capacidade do estudante de ler palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar de maneira fluida e com o ritmo adequado para sua faixa etária. Os Perfis de Fluência Leitora variam em diferentes níveis, que vão de pré-leitor até leitor fluente.
Conforme a diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com os Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro, o diagnóstico que identifica os estágios da fluência de cada estudante é também “um instrumento importante para que gestores e professores planejem suas estratégias de ensino e aprimorem as metodologias para que os estudantes possam atingir os níveis de leitura esperados para o ano em questão”.
Selo ouro para o Tocantins
Além do resultado da Avaliação de Fluência Leitora, outras conquistas refletem os progressos da Política Estadual de Alfabetização no Tocantins, que tem como parceiros os 139 municípios, a Associação Bem Comum e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Ao longo de 2024, o estado alcançou importantes avanços na alfabetização dos estudantes, que levaram o Tocantins a conquistar o Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização, iniciativa do governo federal que reconhece os esforços das secretarias estaduais de educação para assegurar a alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental.
Para assegurar que todas as crianças tocantinenses sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, o governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.633, que instituiu a Política Estadual de Alfabetização, no início de 2025. A legislação também instituiu o Prêmio Alfabetiza Mais Tocantins, que premiará as escolas públicas com os melhores resultados na alfabetização.
Investimentos
A meta do Governo do Estado é atender 78 mil estudantes dos 139 municípios com o Alfabetiza Mais Tocantins. Estão sendo investidos R$ 8 milhões em ações desenvolvidas por meio da Seduc, destinados à formação continuada para os profissionais; à concessão de bolsas para articuladores e formadores; à e elaboração de material didático complementar específico do território tocantinense para professores e estudantes, além de premiação das boas práticas.
Por meio do programa, estão sendo beneficiados, em todo o Tocantins, 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e do 2º ano do ensino fundamental. Na educação infantil e na pré-escola, a meta é atender 22 mil crianças e cerca de 2,3 mil professores.
FONTE: SECOM TO