Ícone do site Dia a Dia

Tocantins acumula mais de um milhão de raios no mês de novembro

As constantes tempestades registradas no mês de novembro já geraram mais de 1 milhão de raios somente no Tocantins. O número é um recorde para o estado nos últimos cinco anos. Os dados foram divulgados pela Energisa.

No total, já caíram 1.046.255 descargas atmosféricas do dia 1º até esta quarta-feira (29). O levantamento é referente aos raios que atingiram o solo, já que a situação pode comprometer o fornecimento de energia e representar riscos à segurança da população.

O dia 26 de novembro foi de pico de descargas que atingiram o estado. Em um período de 24 horas, 110.783 raios foram registrados pela Energisa. Desde o começo de 2023, foram identificados 4.310.378 raios.

Entre os dias 18 e 19 de novembro, a incidência de raios também foi alta, segundo a empresa. Também um período de 24 horas caiu 109.357 raios no Tocantins.

Além das descargas elétricas, que são influenciadas pelo fenômeno El Niño em todo o país, ventos intensos estão acompanhando as chuvas. Na terça-feira (28), uma tempestade de cerca de 30 minutos registrou correntes que passaram de 100 km por hora.

Pelo menos 11 postes caíram e 31 quadras de Palmas ficaram sem energia, situação que afetou aproximadamente 17 mil clientes. A distribuidora conseguiu normalizar o serviço para 99% dos clientes até as 18h30. Na quadra 207 Sul foi, a energia voltou às 6h desta quarta-feira (29).

Com o fim da chuva, era possível ver as diversas árvores que foram arrancadas pelo vento. Até a manhã desta quarta-feira equipes de bombeiros trabalhavam para a retirada delas. Foram atendidas 13 ocorrências de árvores que caíram em cima das vias e de veículos. Pelo menos 30 foram cortadas e retiradas.

Para esta quarta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, sendo um de baixa umidade e outro de chuvas intensas. Pode cair até 50 mm/dia de chuvas, com ventos de até 60 km por hora.

Cuidados

Diversos cuidados precisam ser tomados em caso de temporais. Entre os principais está se manter em um abrigo seguro e ficar longe de contato com aparelhos eletrônicos.

Mas a Energisa tem várias orientações para evitar acidentes. Confira:

Sair da versão mobile