Técnicos da SES-TO recebem consultoria do HCOR
Suporte e orientações no que tange um melhor atendimento e cuidado ao paciente com Síndrome Coronariana Aguda (SCA), redução do tempo porta eletroencefalograma (ECG), e porta balão. Estes foram os temas da última consultoria recebida por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Hospital do Coração (HCOR), por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS).
Dentro da parceria, servidores que atuam no escritório de qualidade do Hospital Geral de Palmas (HGP), participaram do workshop boas práticas, que aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília. O evento fez parte do encerramento de mais um ciclo da consultoria, que já duram dois anos.
A fisioterapeuta, Lilian de Deus Debs, ressaltou que “neste segundo ciclo foram meses de muitos conhecimentos compartilhados com as equipes do HGP e do HCOR, trocas de experiências sobre os protocolos de atendimentos de pacientes com síndrome coronariana aguda. As reuniões remotas aconteceram mensalmente onde os indicadores foram debatidos em conjunto com sugestões de melhorias para que possamos ofertar uma melhor assistência aos nossos pacientes. Tivemos o privilégio de contar com profissionais renomados do HCOR que nos auxiliaram nesse período e fez uma diferença significativa, nos nossos indicadores de tempo”.
“O sucesso desse projeto dentro da unidade hospitalar foi comprovado por meio de dados gerando indicadores: aumentos de taxas de adesão de medicamentos para síndromes coronarianas agudas, redução do tempo porta eletroencefalograma, redução do tempo porta balão. O sucesso do projeto Boas Práticas Clínicas em Cardiologia é atribuído a toda equipe assistencial do HGP que aderiram às ações propostas e fizeram acontecer!”, informou.
Sobre o projeto
O projeto consiste na avaliação diagnóstica do HGP, desenvolvendo a partir disso, ações de melhorias, tais como implantação de protocolos, treinamento e capacitação das equipes assistenciais, suporte e apoio constante de equipes capacitadas.