Técnicos da SES-TO participam do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Técnicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) participam do 9º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – SIMBRAVISA, com o tema “Vigilância Sanitária: direito à saúde e o fortalecimento do SUS”. O evento que está sendo realizado em João Pessoa/PB, entre os dias 20 a 24 de novembro, reúne pesquisadores, professores, estudantes, gestores e trabalhadores da Vigilância Sanitária, tem o objetivo de aprimorar conhecimentos, e dar oportunidade de exposição de trabalhos e práticas exitosas.
A Diretoria de Vigilância Sanitária (DVISA) da SES-TO aprovou seis trabalhos que serão apresentados durante o simpósio, que expõem experiências, estudos e dados das ações realizadas pela equipe. As atividades da programação do 9º SIMBRAVISA abordam a Vigilância Sanitária a partir de dois marcos históricos: a saúde como direito e a pandemia de COVID-19 como um exemplo vívido da sua relevância para a proteção da saúde e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O servidor da DVISA e participante do evento, Érick Vinícius Rodrigues, afirmou que “estamos vivenciando uma experiência incrível aqui no simpósio. Eu, juntamente com o meu grupo de nove colegas da Vigilância Sanitária do Tocantins, viemos de Palmas para mergulhar neste encontro enriquecedor. Este evento tem sido uma oportunidade única para refletir sobre as práticas de vigilância sanitária e como elas se entrelaçam com o desenvolvimento econômico, social e as políticas de saúde. Estamos trocando experiências, aprendendo com os especialistas e colegas de todo o Brasil. Estamos muito ansiosos para levar todo esse conhecimento adquirido de volta para o Tocantins, com o objetivo de fortalecer ainda mais nossas práticas em vigilância sanitária e contribuir para a saúde e bem-estar da nossa comunidade”.
A servidora da SVS e participante do evento, Aracy Siqueira, disse que “graças ao fim da pandemia do COVID-19 o evento pôde retornar, e dentro desse espaço houve muitas lições apreendidas e trabalhos sobre o enfrentamento da Vigilância Sanitária em todas as suas instâncias principalmente a municipal. Dentre outras temáticas estamos vendo apresentações sobre o Sistema de Gestão de Qualidade no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS, novas normativas, protocolos que estão sendo desenvolvidos na área de saúde, e o manual do Código Sanitário que trará diretrizes indispensáveis em seu arcabouço, no que se trata de serviço de qualidade ao setor regulado, promoção, prevenção e cuidado da saúde da população”.
A técnica da DVISA e participante no evento, Vanessa de Sousa Mota, afirmou que, “no evento estão sendo debatidos temas relevantes e atuais voltados às atividades de Vigilância Sanitária, tais como, estruturação normativa, utilização da tecnologia como ferramenta de trabalho, necessidade de padronização dos instrumentos legais, organização do trabalho do profissional, perspectivas para o Direito à saúde, capacitação em Processo Administrativo Sanitário, dentre outros. O evento tem proporcionado integração entre profissionais, troca de experiências e desenvolvimento do trabalho. Esperamos, por intermédio do conhecimento apreendido no evento, estar mais preparados para resolução das demandas de trabalho exigidas”.