Ícone do site Dia a Dia

Superintendência de Educação de Arraias promove formação para professores de laboratórios multifuncionais

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Arraias está promovendo uma formação para 30 professores e coordenadores da área de Ciências da Natureza, com foco na utilização de didáticas de ensino dos laboratórios multifuncionais de Biologia, Física e Química, destinados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Estão participando profissionais de 11 escolas do ensino médio. 

A formação está sendo realizada no período de 22 e 23 de novembro e responde a uma necessidade dos professores da área de Ciências da Natureza, no aperfeiçoamento das aulas práticas. Esses educadores estão comemorando a aquisição dos equipamentos e da implantação dos laboratórios nas escolas. 

A formação abrangeu assuntos como a biossegurança, a utilização das vidrarias, aulas de microscopia e demonstrações de experimentos. Também foram apresentados os materiais do kit de física e o plano de aula utilizando os equipamentos recebidos.

A professora Andressa Gontijo Andrade, que leciona Química no Colégio Estadual Professora Ranulfa, de Aurora do Tocantins, destacou a importância da formação para a qualidade do ensino e da aprendizagem na sala de aula. “Na relação de metodologias ativas, tivemos uma sensacional apresentação sobre como manusear o microscópio, que normalmente é um equipamento sensível de ser utilizado. Realizamos experimentos na área de Biologia, que demonstrou a prática de visibilidade no microscópio. Já na área da Química, tivemos a oportunidade de observar a metodologia Experimentar sem medo de errar, que direciona uma forma de instigar o estudante a validar melhor as aulas práticas e promover os recursos que os docentes preparam com tanto empenho”, contou.

Andressa também comentou a observação da montagem e configuração de equipamentos para ter excelência nas aulas. 

O coordenador da área de Ciências da Natureza e professor de Biologia da Escola Agrícola David Aires França, Raphael de Paiva, também destacou a importância do evento. “A formação inicial dos itens de laboratório foi de extrema relevância, pois foi um momento de prática, e os professores tiveram o primeiro contato com muitos dos equipamentos. Foram apresentadas diversas práticas experimentais com a observação de normas e procedimentos de segurança, que serão reaplicadas em sala de aula”, esclareceu. 

Ana Paula de Castro dos Reis, técnica de Currículo de Ciência da Natureza da SRE de Arraias, falou sobre essa conquista. “A formação foi importante porque representou um desejo dos professores da área de Ciências da Natureza, que desejavam o aprimoramento e aperfeiçoamento das aulas práticas”, comentou. 

Sair da versão mobile