NOTÍCIAS

Novo ataque de onça deixa bezerro ferido em fazenda de Talismã;

Um novo ataque de onça foi registrado na manhã deste sábado (10) em uma fazenda de Talismã, na região sul do Tocantins. Segundo a prefeitura, um bezerro teve ferimento profundo e corre risco de morrer. Desde o início de maio vários animais foram mortos pelos felinos, gerando um estado de alerta entre os moradores da zona rural da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, João Carlos Lopes, informou que o ataque deste sábado aconteceu por volta das 6h. Por meio de um comunicado, o município informou que o caso foi na Fazenda Volta Grande. O Naturatins disse que uma equipe está na região fazendo trabalho de campo.

Equipe de Selva

Após os primeiros ataques, a Prefeitura de Talismã solicitou o apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) por meio de ofício na última quarta-feira (7). No documento, o município pede o auxílio da ‘Equipe de Selva’ para capturar a onça.

Nesta sexta-feira (9), o Naturatins afirmou que uma equipe técnica foi deslocada para o local “a fim de investigar a situação e tomar as medidas necessárias”.

Entenda o caso

Na região já foram registrados ataques de onças em pelo menos quatro fazendasVários animais foram encontrados mortos. O primeiro aconteceu no dia 3 de maio, na Fazenda Peroba. Depois, foram registrados ataques na segunda-feira (5) e terça-feira (6), nas fazendas Porteira Velha e Renascer.

“Da Fazenda Renascer até a Porteira Velha, [a distância é] em torno de 4 km em linha reta. Já da Porteira Velha até a Peroba, como tem que atravessar o Rio Canabrava, vai dar uns 6 km em linha reta. Os ataques estão coincidindo no mesmo horário, então não é o mesmo animal”, contou João Carlos.

Segundo o secretário, as onças costumam atacar de madrugada, no nascer do sol, mesmo horário em que as crianças saem para pegar o ônibus escolar. Por isso, o município estabeleceu que os alunos que precisam se deslocar das fazendas para pegar o ônibus escolar serão buscados em casa. Até a captura do animal os pais devem deixar as porteiras das propriedades abertas para facilitar a entrada do motorista.

Até o momento as informações são de que foram atacados bezerros, porcos e um filhote de cavalo.

A prefeitura ainda informou que as onças estão concentradas nas reservas, locais que oferecem vegetação e comida para esses animais. Nesses espaços também estão localizadas as propriedades rurais.

“Na região do Canoeiro, nessa fazenda, nós temos a maior reserva de área contínua da região. A outra, que seria a Fazenda Felicidade, junto com a Fazenda Juriti, é uma outra porção de terra que tem reserva bem grande. Já no caso do Monte Lírio e da Peroba, é reserva também, porque é a serra. Então, elas estão concentradas nas reservas. É onde tem comida e a vegetação para elas ficarem”.

FONTE: G1 TO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo