SES-TO realiza capacitação com foco no manejo clínico da Dengue, Zika e Chikungunya
A situação entomo-epidemiológica das Arboviroses no Tocantins foi o primeiro tema abordado por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) no ‘Curso de atualização em vigilância, diagnóstico e manejo clínico em Arboviroses Urbanas’. A capacitação acontece nos dias 19 e 20 de outubro, no auditório do Palácio do Araguaia José Wilson Siqueira Campos, para os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, de gestão pública e privada, dos 139 municípios tocantinenses.
A capacitação sobre manejo clínico das Arboviroses é uma das ações realizadas pela Superintendência de Vigilância e Saúde (SVS) da SES-TO para orientar e esclarecer dúvidas dos profissionais de saúde sobre temas como investigação laboratorial, condução, diagnóstico e assistência indicada nos casos de Dengue, Zika e Chikungunya no Tocantins.
A gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno Hundertmarck destacou que ” o objetivo é manter esses profissionais de saúde qualificados para que o serviços estejam organizados e assim possam executar um manejo clínico oportuno e adequado dos pacientes de dengue, zika e chikungunha, evitando casos graves e principalmente óbitos em decorrência dessas doença”.
“Estamos iniciando o período chuvoso e a perspectiva do Ministério da Saúde para os estados endêmico, o que inclui o Tocantins, com a nova circulação de um sorotipo 3 do vírus da dengue (DENV-3), é uma possível epidemia, que já tem acontecido em alguns locais, esse cenário aumenta a necessidade de capacitação desses profissionais”, destacou a superintendente da SVS/SES-TO, Perciliana Bezerra.
A coordenadora de vigilância em saúde do município de Pium, Lutyelle Machado, destacou a importância da capacitação para atualização dos profissionais. “entendemos que capacitações são essenciais para nossa atualização profissional, ainda mais sobre um tema tão relevante que são as arboviroses, esse conhecimento abordado aqui nos ajudará a desenvolver estratégias de controle, diagnóstico e condução dos casos de Dengue, Zika e Chikungunya dentro do nosso município”.