Ícone do site Dia a Dia

SES-TO inicia a construção do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde 2024-2027

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou a construção do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (PEGTES), para 2024-2027, instrumento base de gestão para as ações da área. Em reunião na terça-feira, 22, na sede da Escola Tocantinense do SUS (Etsus/TO), trabalhadores da área de planejamento, da gestão do trabalho, da educação na saúde, vigilância, atenção à saúde, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-TO), da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP) e do Ministério da Saúde discutiram as prioridades para a elaboração do Plano.

O superintendente de Gestão Profissional e Educação na Saúde da SES-TO, Carlos Felinto, explica que o Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, é fruto da participação do Tocantins  em oficina regional, realizada pelo Ministério da Saúde (MS), em Belém/PA, nos dias 6 e 7 de junho de 2023. “Na ocasião foram discutidas as experiências de planejamento das áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde de outros Estados, a partir dos relatos foram definidas prioridades para iniciar a elaboração do PEGTES do Tocantins. O processo de planejamento se constitui como estratégico para consolidação e fortalecimento da área no Estado do Tocantins, para tanto, foi criado um Grupo de Trabalho para promover a articulação sistêmica, o planejamento e a coordenação regional das ações para a elaboração do PEGTES”, disse.

“Como produto da participação do Tocantins na oficina, foi elaborado uma planilha com alguns objetivos considerando três dimensões: dimensão governança, a dimensão gestão do trabalho, e a dimensão gestão da educação na saúde. A partir de então foram designados dois apoiadores para cada Estado, sendo um para cada área. Tivemos a tarefa de ampliar o grupo que participou da oficina em Belém – PA, e incluir atores estratégicos nessa construção, e nisso temos trabalhado”, destaca o gerente de Educação Permanente em Saúde da Etsus, Paulo Henrique Teixeira.

O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho na Saúde da SES-TO, Robson José da Silva reforça que “esse momento, de apoio do Ministério da Saúde compõe uma estratégia para que os Estados, Municípios e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEIs) elaborem seus Planos, o esforço visa à elaboração de Plano de forma ascendente, que busca consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma ascendente, coletiva e compartilhada, agregando os diversos atores do campo do trabalho e educação na saúde no âmbito nacional, estadual e municipal”.

Sair da versão mobile