Servidores do HGP passam a contar com atendimento em endocrinologia
Com o objetivo de promover um cuidado especial à saúde dos profissionais que se dedicam aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Geral de Palmas (HGP), conta com o Serviço de Atenção aos Trabalhadores que recentemente começou a ofertar atendimento com endocrinologista. A profissional tem carga horária de 20 horas semanais e já atendeu cerca de 163 servidores em 2023.
Endocrinologista é o profissional que trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo, e suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (NASST), Sandra Maria Leitão, “além da endocrinologista, o NASST oferta atendimento com dermatologista, psicológico e fisioterápico, que inclusive contam com práticas integrativas e complementares (PICs). Para fazer o agendamento basta os servidores entrarem em contato pelo número 3218-7847(whatsapp) e preencher um formulário de acordo com a especialidade que deseja atendimento”.
A endocrinologista, Bruna Lamonier, que está fazendo os atendimentos na unidade, explica como é a consulta e quais doenças podem ser diagnosticadas. “Durante a consulta aferimos o peso, a medida da pressão e da glicose e também faço a ultrassom da tireoide e das carótidas, então da para ter um atendimento bem completo. Posteriormente se necessário são solicitados exames laboratoriais e de imagem que são feitos aqui no HGP, e no retorno o servidor vem com os exames para avaliação”.
A especialista explica que é possível diagnosticar casos de diabetes tipo 1 e 2, dislipidemias, distúrbios das glândulas tireóides, doença da hipófise, hipertireoidismo, hipotireoidismo, obesidade, nódulo da glândula tireoide, doenças adrenais, doenças da paratireoide, menopausa, alterações menstruais e deficiência de testosterona, entre outras.
O coordenador dos maqueiros, Weedson Ribeiro passou pelo atendimento com a endocrinologista e tem visto resultados. “Desde que comecei o atendimento com a médica, que tem uns dois meses, já consegui perder 8kg, além de regular minha pressão e glicose. Esse serviço está sendo ótimo aqui no HGP, até porque é uma especialidade difícil de conseguir atendimento até pelo plano, e ter aqui acessível para nós servidores é muito bom, além da melhora na disposição e qualidade de vida”, relatou.
Dados
Em 2023, no Serviço de Atenção aos Trabalhadores foram realizados 535 atendimentos fisioterápicos, 305 dermatológicos e 206 psicológicos.
Edição: Aldenes Lima/Governo do Tocantins