Ícone do site Dia a Dia

Segurança dos servidores e planejamento de ações das eleições são desenvolvidas pela Polícia Judicial

O Tribunal também investiu na segurança patrimonial e dos usuários da Justiça Eleitoral

A segurança dos magistrados, servidores e usuários do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), é garantida pela Polícia Judicial (Poljud). Criada em 2022, tem se destacado pela eficiência no planejamento das ações para garantir a democracia, por meio do livre exercício do voto nas eleições.

Com o objetivo de aparelhar do TRE-TO, foram adquiridos veículos, armas, munições, equipamentos de segurança e uniformes. “Além disso, neste biênio de 2021 a 2023, o TRE-TO contratou cursos de capacitação visando o aperfeiçoamento de todos os servidores lotados na área de segurança. Sabemos da importância do trabalho realizado pela Poljud, por isso, não medimos esforços em investir nas atividades desenvolvidas por eles”, afirmou o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

Segurança patrimonial

O Tribunal também investiu na segurança patrimonial e dos usuários da Justiça Eleitoral por meio da Secretaria de Administração e Orçamento. Foram adquiridos sistemas de segurança eletrônica e predial, bem como realizada a contratação de postos de vigia para monitoramento, em tempo real, das imagens e sistemas de alarmes instalados em todos os prédios do TRE-TO.

“É válido lembrar ainda que a Polícia Judicial também assegura a integridade dos bens patrimoniais da Justiça Eleitoral no Tocantins”, explicou Marcos Leôncio, inspetor da Polícia Judicial. 

GSI

A Polícia Judicial também compõe o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), instituído por meio da Portaria n° 627/2022. Nas Eleições 2022, o GSI foi responsável por determinar a execução de ações e políticas de segurança institucional da Justiça Eleitoral no Tocantins.

“O GSI promoveu a integração das forças de segurança, acompanhando a tomada de providências para as ocorrências. Isso foi fundamental para a garantia da ordem na véspera e no dia das Eleições nos 139 municípios do Estado e nas aldeias indígenas com seções eleitorais. Foi elaborado de forma colaborativa o Plano de Segurança Integrado das Eleições 2022, no qual foram alinhadas as ações voltadas às eleições”, ressaltou Marcos Leôncio.

Além do TRE-TO, também integram o Gabinete de Segurança Institucional representantes da Polícia Militar (PM), do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO), da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Divisão de Inteligência do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça, da Secretaria de Cidadania e Justiça do Estado Tocantins (Seciju) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Relatório de gestão

As informações das ações desenvolvidas estão disponíveis no Relatório de Gestão 2021-2023.

Objetivos estratégicos:

1. Aprimorar mecanismos de atendimento ao cidadão;

2. Aprimorar mecanismos de transparência pública;

7. Aperfeiçoar mecanismos de gestão do processo eleitoral;

8. Aperfeiçoar mecanismos de governança;

9. Aperfeiçoar a governança e a gestão de pessoas;

10. Aprimorar a gestão dos recursos orçamentários e financeiros;

11. Prover transformação digital e inovações tecnológicas.

Thaise Marques (Ascom/TRE-TO)

Fotos: Lucas Nascimento (Ascom/TRE-TO)

Sair da versão mobile