AGRONEGÓCIO

Café Sertanejo apresenta os sabores da agricultura familiar tocantinense

Explorando os sabores e parcerias da agricultura familiar tocantinense, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a convite do secretário Jaime Café, junto à Gerente de Fomento à Agroindústria, Verônica França, conduziu a degustação do Café Sertanejo, na manhã desta terça-feira, 15. Acompanhados pelo Reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto de Rezende Campos, e pela Vice-Reitora Darlene Teixeira Castro, apresentaram os sabores da agricultura familiar realizado por um trabalho de curadoria do Armazém da Seagro.
O Secretário Jaime Café explica que “esse programa vai transformar a vida do pequeno produtor, a medida que além de abrir mais possibilidades de comercialização de seus produtos e assim gerar mais renda, desenvolve um sentimento de valor cultural de pertencimento do seu Estado, memórias que são contadas por meio de uma boa comida”.
“O Tocantins possui muitos sabores e cores para serem apresentados, e a equipe da Seagro, por meio de um programa intitulado Armazém da Seagro realizou uma pesquisa em todo o Estado do Tocantins para inventariar os sabores produzidos pela agricultura familiar do Tocantins”, explica a gerente, Verônica França.
Ao todo foram catalogados 43 produtos fabricados com ingredientes regionais, tais como os biscoitos a base de polvilho e os produtos lácteos feitos com o leite A2A2. Durante o trabalho, foram elaborados cardápios que versam desde o café da manhã até o jantar, todos baseados na utilização dos produtos da agricultura familiar do Tocantins. Com esse programa, o objetivo é gerar mais oportunidades de renda por meio da venda dos produtos aos turistas que visitam o Estado todo o ano. 
Para o reitor da Unitins o café da manhã além de ter sido um momento de degustar os produtos da agricultura tocantinense foi oportuno para refletir sobre o os projetos da universidade, “essa iniciativa é uma excelente iniciativa, uma vez que a Unitins tem ações voltadas para as Ciências agrárias e nós com toda certeza iremos levar essa experiência para os nossos projetos”, ressalta Augusto de Rezende Campos.
Além do público externo, a Seagro também vem trabalhando junto a outras secretarias, em um programa de difusão dos produtos regionais para o público interno do Tocantins. Na mesa de hoje, o cardápio escolhido teve suas origens nas regiões do Vale do Araguaia, Médio Norte, Metropolitana e Serras Gerais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo