Ícone do site Dia a Dia

Saúde promove reunião de “Planejamento e Avaliação das Ações e Serviços de Vigilância”

Com objetivo de proporcionar organização e planejamento da gestão, para obter bons resultados, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins (SES-TO), promove nesta quarta-feira, 6, das 8h às 18h, uma reunião de “Planejamento e Avaliação das Ações e Serviços de Vigilância”, com os servidores da gestão.

Participam da reunião diretores, gerentes e profissionais de mais 30 áreas técnicas da Vigilância em Saúde, atuantes no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN); Serviço de Verificação de Óbitos (SVO); Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis; Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS); Vigilância Sanitária; Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVAST) e outros.

  A diretora de Gestão e Informação de Vigilância em Saúde (GIVS), Maria do Socorro Campos, comentou que, “o objetivo da reunião é fazer uma avaliação das nossas atividades realizadas até o mês de Julho deste ano, fundamentada na programação anual de saúde que foi escrita por todas as áreas técnicas, para que a gente consiga visualizar como estamos no alcance das nossas metas. Hoje foram apresentados todos os nossos indicadores que foram pactuados para os próximos quatro anos, como estão os indicadores até o momento e todas as nossas metas. Eu espero que ano que vem a gente consiga fazer uma programação consciente e que possamos fazer com que essas atividades sejam realizadas com dedicação, apoiando os municípios para fazer os indicadores subirem e as metas serem alcançadas”.

  “É sempre importante avaliar o que programamos para saber onde erramos, para  saber onde podemos melhorar e aperfeiçoar. O importante é obter um aprendizado para planejar e executar melhor. Nós nunca cansamos de rever o que precisa ser feito e vislumbrar melhores ações. O objetivo é aprimorar a saúde para a população, o que a gente faz aqui é buscar sempre um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor para o tocantinense”, afirmou o diretor de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVAST) da SES-TO, Sérgio Luis de Oliveira Silva.

A superintendente de Vigilância em Saúde (SVS) da SES-TO, Perciliana Bezerra, disse que “essa é uma reunião de avaliação do desempenho físico e financeiro da vigilância para o alcance das metas dos instrumentos de gestão de 2023, como o Plano Estadual de Saúde (PES), o Plano Plurianual (PPA) e a Programação Anual de Saúde (PAS). A partir dessa análise do desempenho, fazemos o planejamento para o PES de 2024 a 2027, o PPA de 2024 a 2027 e a PAS de 2024. A partir dos resultados, é verificado o que é factível à vigilância executar junto aos municípios, unidades de saúde hospitalares, o setor regulado da vigilância sanitária e a capacidade instalada do LACEN para fazer exames. Então é feita toda uma análise para programar os anos vindouros. Isso tudo é uma reflexão da organização em duas perspectivas, planejamento e gestão para bons resultados. Isso beneficia a população”.

“É bom participar desses momentos onde se discute o planejamento de ações de vigilância porque também fazemos a análise e avaliação do planejamento que foi executado e planejado. Podemos analisar nossos indicadores,  identificar as fragilidades e buscar melhorá-las. É um momento de integração entre as diretorias da vigilância e reorganização dos processos de trabalho, trazendo aspectos da educação permanente nesse processo”, afirmou o técnico do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Anexo I, André Ribeiro.

Sair da versão mobile