NOTÍCIAS

Sabin completa 13 anos no Tocantins e celebra crescimento da empresa na região

O Sabin Diagnóstico e Saúde comemora 13 anos de atuação no Tocantins, destacando-se como referência em saúde no estado. A empresa celebra essa trajetória marcada por expansão, compromisso social e inovação para proporcionar uma experiência positiva aos clientes. Nos últimos dois anos, a empresa aumentou sua capacidade de atendimento em 35%, além de aumentar seu quadro de colaboradores em 17%, gerando mais oportunidades de emprego e contribuindo para o desenvolvimento dos tocantinenses.

Desde sua chegada ao estado, em 2012, com a primeira unidade inaugurada em Palmas, o Sabin ampliou sua rede para 14 unidades nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí.

Para a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, esse crescimento tem permitido atender de forma mais eficiente e acessível às demandas da população local. “Acreditamos no potencial do Tocantins e vemos aqui uma oportunidade de ampliar o acesso à saúde à população. Estamos comprometidos em investir em novos serviços, tecnologia, infraestrutura e sustentabilidade para continuar evoluindo e consolidando nossa presença no Estado”.

Em 2023, a empresa inaugurou uma nova matriz em Palmas, em um empreendimento de 1.300 m², com um parque tecnológico de última geração, oferecendo mais de 3.500 exames, incluindo testes inovadores, como painel para detecção simultânea dos vírus SARS-Cov-2, Influenza A e B e Sincicial Respiratório; Painel molecular para Dengue, Zika, Chikungunya, Mayaro, Oropouche e Febre Amarela; e exames genéticos, como o Painel Expandido para Câncer Hereditário e o Sequenciamento Completo do Exoma, que identifica variantes associadas a malformações congênitas, deficiência intelectual, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, transtorno do espectro autista, entre outras indicações.  

Já em 2024, o Sabin implementou um serviço completo de imunização, com 24 tipos de vacinas. A biomédica e gestora da regional do Sabin, Nayara Borba, que acompanha o crescimento da empresa desde a chegada ao estado, destaca que a ampliação de unidades e a diversificação de serviços contribuem para o avanço da saúde na região e também com mais conveniência para o cliente na sua jornada de cuidados com a saúde. 

Serviços diferenciados

Além da expansão territorial, o Sabin também tem se destacado pela incorporação de serviços com soluções acessíveis e tecnológicas. Entre essas iniciativas estão o serviço de atendimento móvel #VEMSABIN e a plataforma Rita Saúde. 

Com o #VEMSABIN, o cliente pode solicitar atendimento domiciliar pelo site da empresa, escolhendo o local mais conveniente para a realização de vacinas e exames, seja em casa ou no trabalho. 

Por meio da assinatura do serviço Rita Saúde, disponível em Gurupi, o cliente pode ter acesso a consultas com médicos e profissionais de saúde, presencialmente ou por telemedicina, medicamentos com preços diferenciados, bem como exames de análises clínicas e outros serviços. “É uma oportunidade singular de levar a cada um o que há de melhor e mais inovador em saúde, sem ter de arcar com um alto custo”, explica Nayara. A plataforma conta com 1,4 mil assinantes e realizou 1,6 mil atendimentos na cidade, em 2023.

 Compromisso ambiental e social

A empresa tem integrado práticas de sustentabilidade às suas operações. A nova matriz em Palmas foi projetada com soluções ecológicas, como fachada ventilada e iluminação LED eficiente, reforçando o compromisso da empresa com práticas ambientais responsáveis. A empresa também é certificada pela ISO 14001 desde 2015, garantindo a gestão eficiente de recursos e a destinação correta de resíduos. Em 2023, o Sabin destinou 7.490 kg de materiais recicláveis, e em 2024, esse volume superou 8 toneladas.

Além disso, o Sabin se destaca pela sua forte cultura de diversidade e inclusão. Fundada por duas mulheres, as bioquímicas Janete Vaz e Sandra Costa, a empresa mantém, até hoje, uma maioria feminina em seu quadro de colaboradores, refletindo seu compromisso com a equidade e o empoderamento feminino. No Tocantins, 81,33% de seus colaboradores são mulheres e 71,43% dos cargos de liderança são ocupados por elas.

O compromisso social da empresa também se destaca pela atuação do Instituto Sabin, responsável pelo investimento social privado do Grupo há 19 anos. O Instituto tem a missão de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades onde o Grupo Sabin atua. Entre suas ações, destacam-se as mobilizações em torno de campanhas para doações de roupas, materiais escolares e outros itens, e entregas de vouchers para realização de exames, destinados a pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo