Ícone do site Dia a Dia

Redução do risco cardiovascular é benefício adicional da vacina contra a gripe 

A gripe, além de causar desconforto, pode gerar complicações graves, especialmente para grupos de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas. Atualmente, vacinas eficazes e seguras, como a da Influenza, desempenham um papel essencial na prevenção das infecções. Além de medicações, exercícios físicos e alimentação adequada, o imunizante figura como benefício adicional na redução do risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 

O infectologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, explica que a gripe provoca uma resposta inflamatória no organismo, o que pode agravar a situação de pessoas com predisposição a doenças cardiovasculares. “A inflamação gerada pela gripe pode aumentar a obstrução dos vasos sanguíneos, levando ao infarto ou AVC, principalmente em indivíduos com fatores de risco, como hipertensão e aterosclerose”, afirma. 

Ele reforça que a vacinação deve ser considerada parte de uma estratégia abrangente de manejo do risco cardiovascular, complementando hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e controle do tabagismo. “Assim como os medicamentos e outras intervenções para controlar a pressão arterial e o colesterol, a vacina contribui para a proteção do coração e prevenção de eventos graves”, acrescenta. 

Estudos internacionais corroboram essa relação. Pesquisas realizadas em Taiwan e nos Estados Unidos demonstraram uma redução significativa no risco de AVC e infarto entre os vacinados contra a gripe, principalmente em grupos de risco, como idosos e pessoas com doenças cardiovasculares preexistentes. 

A vacinação anual é necessária tanto pela variação do vírus influenza quanto pela diminuição da imunidade ao longo do tempo. “A eficácia da vacina pode cair após seis meses, e, somado às mutações do vírus, é essencial que a imunização seja renovada a cada ano, especialmente em populações mais vulneráveis”, alerta o infectologista. 

A enfermeira responsável pelo serviço de vacinas do Sabin no Tocantins, Heryka Cavalcante, também destaca a importância da vacinação para todas as idades. “No Sabin, utilizamos a vacina tetravalente, que protege contra quatro cepas do vírus. Para crianças de 6 meses a 8 anos que nunca foram vacinadas, o esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 30 dias. Para crianças acima de 8 anos e adultos, apenas uma dose anual é necessária. Além disso, oferecemos dispositivos que aliviam a dor, proporcionando uma aplicação mais confortável e segura”, afirma. 

Serviço de Imunização – Sabin Tocantins 

A vacinação está disponível sem necessidade de agendamento na unidade matriz, em Palmas, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado, S/N, Conj. 01, Lote 09. 

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h. A imunização pode ser feita mediante solicitação médica, para atualização do calendário vacinal ou durante campanhas nacionais do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

Sabin no Tocantins 

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua no mercado com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.  

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.    

Presente em 14 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende 7 milhões de clientes ao ano em 354 unidades distribuídas de norte a sul do país.

Sair da versão mobile