AGRONEGÓCIO

Primeira semana de 2024 terá chuva no Nordeste; veja a previsão para todo o Brasil

Sul

A primeira semana do ano deve ser típica de verão em todas as áreas, com calor durante o dia com temperaturas máximas em torno dos 30 ºC e pancadas de chuva ao final do dia.

Os maiores acumulados devem se concentrar na região nordeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e centro-sul do Paraná, onde o volume deve chegar a 70 mm em 5 dias.

Atenção fica para o norte do Paraná, em que o volume esperado nesse período não deve ultrapassar os 10 mm, causando estresse hídrico nas lavouras de 1ª safra já implementadas.

Sudeste

A semana deve ser marcada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico do Sul (ZCAS), que deve ser formar a partir de terça-feira (2), levando chuva volumosa para o Rio de Janeiro, Espírito Santo e centro norte de Minas Gerais, revertendo o quadro de déficit hídrico no solo principalmente para o produtor mineiro. Nos 5 dias, os acumulados devem chegar a 150 mm.

Em São Paulo, a chuva deve se concentrar no litoral e no extremo norte do estado, com acumulados em torno de 60 mm. Atenção para o interior paulista, uma vez que o volume esperado não deve ultrapassar os 15 mm, prejudicando as lavouras de 1ª safra já implementadas.

Centro-Oeste

A semana deve ser marcada pela atuação da ZCAS, a partir do dia 2, causando chuvas de até 200 mm em 5 dias para em Mato Grosso e Goiás. Isso deve reverter o quadro de déficit hídrico no solo no norte de Mato Grosso.

Em Mato Grosso do Sul, a chuva deve se concentrar no sudoeste e no extremo norte do estado, com acumulado semanal em torno de 100 mm. Alerta para a faixa leste, onde o volume esperado nesse período não deve ultrapassar os 20 mm.

Nordeste

A chuva, tão esperada pelo produtor nordestino, enfim vai chegar.

A semana deve ser marcada pela atuação da ZCAS, desde terça-feira, levando chuva volumosa de até 120 mm (nos 5 dias) para os estados da Bahia, centro sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, revertendo o quadro de déficit hídrico no solo para o produtor baiano.

As pastagens devem se recuperar e o volume de precipitação deve contribuir principalmente para as lavouras de 1ª safra recém implementadas.

Norte

A atuação da ZCAS promete chuva volumosa de até 150 mm no Tocantins e centro-sul do Pará, revertendo o quadro de déficit hídrico no solo e contribuindo para as lavouras em desenvolvimento nestas áreas.

Em Rondônia, o acumulado na semana gira em torno de 60 mm. Atenção para o sul do Acre, norte do Amazonas e Roraima, regiões em que os volumes esperados devem ficar abaixo de 15 mm.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo