Prefeitura de Paraíso realizará ação de sensibilização em alusão ao Dia Mundial do Autismo

Em alusão ao Dia Mundial do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, dia 2 de abril, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebrará este a data de forma dinâmica nas Unidades Básicas de Saúde, abordando o assunto em sala de espera durante todo o período diurno, sensibilizando a comunidade sobre a temática e distribuindo material educativo. Todas as UBS da Atenção Primária à Saúde estarão com um laço de identidade afixado.
A Prefeitura de Paraíso implantou em abril de 2024 um projeto inédito no Tocantins voltado a essa demanda. O Projeto Abraça Paraíso “Acolhendo, Assistindo e Integralizando”, é direcionado para a assistência às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e atrasos do neurodesenvolvimento. O Abraça Paraíso conta com uma equipe E-multi, Neuropediatra, Pediatra, Neuropsicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Educador Físico e Musicoterapeuta.
O prefeito Celso Morais ressalta que o Abraça Paraíso está fazendo a diferença na vida de muitas crianças. “É imprescindível que o poder público institua políticas públicas de saúde para a proteção e bem-estar da população. O Abraça Paraíso veio para dar assistência e transformar a vida das crianças com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”.
“A Prefeitura de Paraíso apoia a AMATEA – Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Paraíso do Tocantins e participará da caminhada alusiva ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, promovida pela Associação. O evento ocorrerá amanhã, dia 02, a partir das 17 horas, com saída da Praça Cabo Luzimar, seguindo até a feira coberta. Convidamos toda a população de Paraíso a participar.”, conclamou o secretário de Saúde de Paraíso, Arllérico André.
O Dia Mundial do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.