Público recorde marca Consulta Pública do PPA 2024-2027 em Araguaína

A segunda Consulta Pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027 foi realizada na cidade de Araguaína, representando a região norte com 15 municípios. Com recorde em participação popular, 850 pessoas se cadastraram para as discussões nos sete eixos temáticos propostos. O evento contou com a participação do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, cidadãos, secretários de Estado, deputados, prefeitos e vereadores.
O secretário do Planejamento e Orçamento, Sergislei Silva de Moura, abriu a Consulta Pública enfatizando a importância da participação popular e a alegria de ver a população participando ativamente das escolhas e do planejamento do Estado. “É uma alegria ver a população empenhada em escolher as prioridades do planejamento de sua região. Ouvir a população é o maior objetivo do PPA e a consulta pública é um caminho democrático e organizado, que dá voz e protagonismo à população.”
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que quer ouvir os desejos do povo. “Estou aqui para ouvir o que vocês desejam. Quando a comunidade vem aqui para cobrar obras e pavimentação, nós temos que ouvir e agir para que isso se torne realidade. Esse é o grande objetivo do Estado e das secretarias que se empenham nesse evento e no relacionamento com a comunidade”.
Após a abertura do evento e almoço, os participantes seguiram para as discussões de cada eixo temático que compõe a dinâmica da Consulta Pública.
Eixos temáticos
Sociedade civil organizada, empresários, políticos, educadores, povos originários, ribeirinhos e a população da região de Araguaína elegeram os desafios prioritários de cada eixo e com grande número de pessoas participaram ativamente na plenária final, elegendo os desafios principais da região.
A maior participação ficou por conta do eixo de Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação, o que ressaltou a postura da população e a importância desse eixo para o desenvolvimento regional.
Plenária Final
A prioridade das prioridades eleitas pela população do norte do Tocantins foi valorizar os profissionais da Educação, ponto discutido pelo eixo Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação.
As demais prioridades eleitas pela comunidade foram: Modernizar a infraestrutura tecnológica, logística, equipamentos e instalações das forças de segurança pública e sistema socioeducativo, além de fortalecer a rede de proteção à criança, ao adolescente e à família, pelo eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania.
Propor políticas intersetoriais que visem a redução do índice de internação por causas externas de morbidade, pelo eixo Saúde e Bem-estar.
Do eixo Infraestrutura Econômica e Urbana, o desafio eleito foi o de ampliar a malha rodoviária pavimentada do Estado.
A promoção de investimentos em cultura foi o escolhido pelo Desenvolvimento produtivo, Economia criativa, Emprego e Renda.
Promover a regularização fundiária em todos os Municípios (120 mil hectares por ano) foi o desafio eleito para o eixo de Gestão Pública e Governança.
Do eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, o desafio selecionado pela comunidade foi o de promover a conservação dos recursos hídricos e do solo.
Participação popular
A Consulta Pública contou com a participação de representantes dos municípios de Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra Do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé Do Araguaia , Wanderlândia e Xambioá.
Para a elaboração do PPA 2024-2027 serão realizadas 10 consultas públicas em todas as regiões do Estado até agosto deste ano. As regiões foram definidas para facilitar e viabilizar o acesso da população às consultas, que contam com uma metodologia baseada na participação popular organizada por eixos de discussão. A sociedade se divide em torno de sete eixos: Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Infraestrutura Econômica e Urbana; Segurança, Assistência Social e Cidadania; Saúde e Bem-Estar; Educação, Ciência, Tecnologia & Inovação; Gestão Pública e Governança; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda .
FONTE: SECOM TOCANTINS