PMTO adere ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força e ao Escuta SUSP em parceria com a SENASP

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) formalizou, na manhã desta quarta-feira, 07 de maio, sua adesão ao Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força e o Projeto Escuta SUSP. A solenidade de assinatura dos Termos de Adesão ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC), na capital Palmas, e contou com a presença do Secretário da Segurança Pública do Tocantins, Dr. Bruno Souza Azevedo; do Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Dr. Mário Luiz Sarrubbo; e do Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça.
O Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, conduzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), é fundamentado no Decreto n.º 12.341/2024 e tem como principal objetivo contribuir com a profissionalização das instituições de segurança pública em todo o país. Visa aumentar a confiança e a legitimidade dessas instituições perante a população por meio de normatização, certificação, diagnóstico, aquisições, capacitação e avaliação de impacto, promovendo, em última instância, a segurança dos profissionais e da sociedade.
Com a adesão, a PMTO passa a integrar o rol de instituições que receberão equipamentos modernos, capacitação especializada e assistência técnica da SENASP. A previsão inicial para o Tocantins inclui a doação de 524 armas de incapacitação neuromuscular (AINMs), com seus respectivos cartuchos e acessórios, e 1.817 espargidores de agente pimenta, um investimento estimado em R$ 2.381.129,68. Em contrapartida, a Corporação se comprometeu, com a assinatura do termo, com a adequação de normativos internos, fornecimento de dados e revisão de matrizes curriculares, entre outras medidas.
Sobre o Escuta SUSP
Durante o evento também aconteceu a assinatura do termo de adesão do Projeto Escuta SUSP, uma iniciativa da Senasp em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), referência em prevenção ao suicídio.
O projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenado pela Senasp, voltado diretamente aos agentes de segurança pública e tem como objetivo ofertar assistência especializada em saúde mental para os Profissionais de Segurança Pública das polícias civis, militares, penais, corpos de bombeiros e dos institutos oficiais de perícias criminais, por meio de atendimento psicológico on-line.
O Secretário Nacional de Segurança Pública, Dr. Mário Luiz Sarrubbo, reforçou a parceria com a SENASP e ressaltou sobre a importância do Projeto Projeto Escuta. “A adesão do Tocantins a este projeto nacional é um passo importante. Quando nós olhamos a saúde mental do profissional de Segurança Pública, nós estamos levando a ele qualidade de vida, estamos proporcionando uma melhor convivência com sua família, o que propiciará a este profissional um melhor desempenho nas suas funções.”
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Márcio Barbosa, destacou os benefícios da iniciativa: “Esta parceria com a SENASP é de grande relevância para a Polícia Militar do Tocantins. O policial militar possui maior segurança quando em serviço e consequentemente para o cidadão tocantinense. Essa parceria reforça o nosso compromisso com uma polícia cada vez mais técnica e eficiente.”
A formalização desta parceria representou um avanço significativo para a segurança pública no Tocantins, com a modernização de equipamentos e a contínua qualificação do efetivo da Polícia Militar, resultando em um serviço de maior qualidade e mais seguro para toda a sociedade.
FONTE: PM TO