Panorama das Organizações Criminosas no Brasil é destaque em workshop da SSP/TO que debate o combate ao crime organizado
A Polícia Civil e o Sistema de Justiça no Combate ao Crime Organizado é tema de workshop que está sendo realizado durante toda esta terça-feira, 21, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Palmas. O evento reúne dezenas de policiais civis e membros e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público.
Destaque da programação da manhã, a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo e integrante do Centro de Inteligência do TJ, Ivana David, abordou o Panorama Atual das Organizações Criminosas no Brasil destacando a legislação, características das organizações e o trabalho da polícia judiciária.
“Só em 2013, o Brasil começa a enfrentar o crime organizado fazendo sua definição legal do que é o crime organizado e tem facção que já tem mais de 30 anos. Eles estão à frente e a polícia judiciária tem que trabalhar não com a Inteligência porque inteligência é informação e para obter informação basta dar um google. É necessário trabalhar com a contrainteligência que é o que as organizações ainda não tem”, disse a desembargadora. A contrainteligência é a atividade que objetiva prevenir, detectar, obstruir e neutralizar a Inteligência adversa e as ações que constituam ameaça à salvaguarda de dados, conhecimentos, pessoas, áreas e instalações de interesse da sociedade e do Estado.
Ainda no evento, o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, falou sobre a importância do workshop. “Ficamos satisfeitos em estabelecer um diálogo interinstitucional entre os profissionais da polícia judiciária e o sistema de justiça criminal a fim de conhecer o cenário e combater o crime organizado no Tocantins. É o conhecimento e a integração fará fortalecer nossa atuação”, disse o secretário.
A diretora adjunta da Escola Superior de Polícia, delegada Lorena Josephine Oyama, também afirmou que é necessário fazer frente ao crime organizado através da capacitação e do aperfeiçoamento. “Esse espaço é instrumento para o conhecimento para que possamos unir forças para atingir nosso objetivo”.
Dentre os delegados presentes, o da Delegacia Regional de Paraíso, Bruno Baeza reforçou a importância da ação. “Um evento muito bem organizado. Tivemos uma palestrante de alto gabarito, com muita bagagem e a instrução que foi apresentada hoje vai ajudar e muito no trabalho da polícia investigativa”.
Quem também aprovou a ação foi o delegado de Tocantinópolis, Tiago Daniel. “É um evento fundamental para o trabalho policial ainda mais agora que as organizações criminosas estão atuando nos estados. Traçar formas combater esse mal, que é nacional, é imprescindível”, finalizou.
Evento e programação
O workshop tem duração de 8h/aula e é realizado pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), por meio da Escola Superior de Polícia (Espol) e conta com apoio do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol).
Confira a programação:
14h – O avanço das organizações criminosas no estado do Tocantins, com o delegado de Polícia do Tocantins, Gustavo Toledo Vaz
15h – As técnicas de investigação para o combate ao crime organizado, com o delegado da 6ª DEIC de Paraíso do Tocantins, Antônio Onofre de Oliveira Filho
16h – Intervalo
16h15 – Exposição do Ministério Público, com o promotor de Justiça, Benedicto de Oliveira Guedes Neto
16h45 – Exposição do Judiciário, com o Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Arióstenis Guimarães Vieira
17h15 – Perguntas
18h – Encerramento