Outubro Rosa: servidora aposentada do HRA doa toucas de crochê e lã para pacientes da UNACON
“Em cada ponto um pouquinho de cuidado, atenção e amor. É uma terapia fazer esse trabalho que irá beneficiar pacientes que necessitam do tratamento de radioperapia”. Assim a técnica de enfermagem aposentada do Hospital Regional de Araguaína, Natividade Pereira define seu trabalho voluntário. Ela confecciona toucas de crochê e lã, para o projeto ‘Tecendo Amor’ e doou parte da produção, na segunda-feira, 16, para pacientes da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
Natividade Pereira, que escolheu o mês da campanha Outubro Rosa, para as doações, conta que trabalhou no HRA por 32 anos e na ala de Oncologia, foram seis anos dedicados a cuidados com pacientes. “Eu me aposentei e senti a necessidade de estar contribuindo com as pessoas, principalmente as mulheres que fazem radioterapia, Eu tenho todo cuidado ao confeccionar as peças de fazer pensando nelas, escolher o material com linhas especiais, para não machucar que seja o mais macio possível”.
A supervisora da UNACON, Liomarcia Saraiva disse que é extremamente gratificante a ação. “porque acolhemos o paciente de todas as formas possíveis e nem sempre temos recursos próprios para estar conseguindo atender todas as necessidades deles e nessas horas, aparecem os parceiros. É muito gratificante por se tratar de uma servidora que trabalhou conosco e hoje a gente vê que ela está se ocupando positivamente fazendo esses mimos para os pacientes, então é com muita alegria que a gente recebe”, disse.
A paciente Maria de Fatima de Oliveira disse que “reluto um pouco em usar touca, mas achei muito bonita e vou tentar usar”.
Já a paciente Maria da Silva Ferreira, em tratamento oncológico há três anos, já usa toucas e ficou muito feliz com o presente. “É muito linda, estou muito feliz em receber”.