CIDADES

Conheça atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias em Palmas

A população de Palmas periodicamente recebe visitas de dois de profissionais às suas residências: os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), lotados nas Unidades de Saúde da Família (USF), além dos Agentes de Combate de Endemias (ACE), que fazem parte da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Embora esses trabalhadores tenham tarefas semelhantes, suas funções são distintas e de extrema importância para a saúde pública.

Segundo o supervisor geral dos ACS, Junio Tadeu dos Santos, eles atuam na promoção da saúde, prevenção de doenças e assistência à população em suas comunidades, estabelecendo um vínculo direto com os moradores e fornecendo orientações sobre medidas preventivas e tratamentos. 

Segundo Santos, nas visitas domiciliares, os agentes de saúde acompanham pacientes com doenças crônicas, registram dados relevantes, trabalham em equipe e promovem mudanças comportamentais para estimular hábitos saudáveis. “Sua atuação é de extrema importância para garantir o acesso aos serviços de saúde e para prevenir problemas de saúde antes que se agravem, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida da comunidade atendida”, explica o supervisor.

De acordo com Auriman Cavalcante, gerente da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, os ACE durante as visitas, inspecionam e orientam os moradores sobre possíveis focos de proliferação dos mosquitos transmissores de doenças como a dengue, malária, leishmaniose entre outros.

Os agentes ainda fornecem informações educativas sobre medidas preventivas e cuidados com a saúde. “Ele também realiza a coleta de dados epidemiológicos e encaminha casos suspeitos às autoridades de saúde, contribuindo para a detecção precoce de surtos e para a promoção de um ambiente mais saudável e livre de doenças transmitidas por vetores”, relata Cavalcante.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo