3º Dia Técnico de Abacaxi será realizado em Barrolândia

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com a Prefeitura Municipal de Barrolândia, Sindicato Rural de Barrolândia e demais parceiros, promove 3º Dia Técnico de Abacaxi. O evento será realizado na Fazenda Beira da Mata (Lavoura de Abacaxi do Atacadão Do Adubo) no dia 11 de agosto, às 8h, no município de Barrolândia.
O encontro tem com o objetivo transferir conhecimentos, tecnologias e experiências aos produtores, técnicos e público interessado, com o intuito de fortalecer a Cadeia da Abacaxicultura. “Devido às boas condições edafoclimáticas, no Tocantins, temos uma ótima diversidade de frutas produzidas, entre elas o Abacaxi. Sendo considerado o segundo produtor da Região Norte, ficando atrás do estado do Pará”, explica o engenheiro agrônomo, Francisco Alves de Lima.
De acordo com o engenheiro, a fruticultura brasileira e tocantinense contribui de diversas maneiras para o crescimento da economia. Geradora de emprego e renda para a população estima-se que para cada hectare plantado de frutas, gere em média dois empregos diretos, ocasionando assim grande influência social. Contribuindo ainda na arrecadação das Cidades e Estados, influenciando assim no valor da Produção Agropecuária.
Por seu sabor e sua qualidade diferenciados, a fruta tocantinense é apreciada aqui e em muitos Estados como Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Goiás, até mesmo no Exterior. “São vários os aspectos que nos levam a ter o que é considerado por muitos, o melhor Abacaxi do Brasil”, finaliza o engenheiro agrônomo.
Programação:
8h- Café da Manhã
8h:20min- Inscrições
08h:30min- Abertura
09:00h Indução e Manejo da Fusariose com o Dr. em Fitotecnia Aristóteles Pires de Matos/EMBRAPA
10h:40min- Mecanização da Cultura do Abacaxi. Comercialização dos Frutos, com Glauco de Mello Giordani – Especialista em Administração Rural e Produtor Rural Familiar na região de Aparecida do Rio Negro.
11h:30min- Cenário da Cultura do Abacaxi no Tocantins com o Msc em Produção Vegetal – Thadeu Teixeira Júnior/SEAGRO