NOTÍCIAS

Oficinas do Programa REDD+ fortalecem economia local e ampliam diálogo sobre produção sustentável no Tocantins

Oficinas do Programa REDD+ fortalecem economia local e ampliam diálogo sobre produção sustentável no TocantinsAlém de estimular a economia nos municípios, as oficinas buscam garantir a participação ativa das comunidades na construção do programa estadual de REDD+
Oficina em Natividade fortaleceu o diálogo com comunidades sobre produção sustentável. Foto: Ascom REDD+
O município de Natividade, situado a 218 km da capital, região sudeste do estado,  recebeu, entre 11 e 16 de abril, uma das Oficinas Participativas do Programa REDD+, que movimentou a economia local e fortaleceu o diálogo com comunidades sobre produção sustentável.  
As oficinas são promovidas pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) e Tocantins Carbono (Tocar).  
Além de estimular a economia nos municípios, as oficinas cumprem um papel essencial: garantir a participação ativa das comunidades na construção do programa estadual de REDD+ (Redução de Emissões dos Gases de Efeito Estufa provenientes do Desmatamento e Degradação Florestal). 
Essas ações fazem parte do processo de Consulta Livre, Prévia e Informada (CLPI), que promove rodas de conversa, debates e painéis voltados à preservação ambiental e à repartição dos benefícios do programa. A oficina em Natividade foi a quinta de um total de 47 previstas para o primeiro semestre em todo o estado. 
Um dos pré-requisitos considerados na definição do formato das oficinas foi a valorização da produção local. Por isso, um dos critérios definidos no Termo de Referência do projeto determina que a alimentação dos participantes seja adquirida diretamente de agricultores familiares e povos originários do próprio município.  
“Essa escolha não é apenas simbólica, ela representa nosso compromisso com a economia local, com a inclusão social e com o fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis. Quando a gente compra da comunidade, a gente investe nela, gera renda, movimenta o comércio e fortalece os laços entre desenvolvimento e conservação”, afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis. 
A agricultora Maria Divina Cordeiro da Silva de Cerqueira foi uma das beneficiadas. Responsável pela alimentação durante os três dias de oficina, ela contou com o apoio de cinco colaboradoras. 
Outro impacto positivo foi registrado no Hotel Ipê Dourado, que hospedou parte da equipe e dos participantes. Para atender à demanda, os proprietários Maria Perpétua Paes Feitosa Mendanha e João Mendanha Filho contrataram cinco funcionários temporários. “Receber o evento foi uma grande alegria. Reformamos o hotel especialmente para a ocasião e reabrimos com 100% de ocupação. A cidade precisa desse tipo de ação, que promove conscientização e aquece a economia local”, destacou Maria Perpétua. 
Segundo a superintendente de Gestão de Políticas Públicas da Semarh, Marli Santos, as oficinas marcam o início de um trabalho de longo prazo. “Esse é o momento em que os participantes podem expressar como desejam que a repartição dos benefícios seja feita em suas comunidades. Após as oficinas, o programa seguirá com ações de fortalecimento das instituições ligadas à agricultura familiar e aos povos originários e tradicionais, para que possam implementar os projetos definidos nos encontros”, explicou. 
Entre as ações propostas estão a criação de escolas voltadas para agricultura e pecuária, realização de feiras para comercialização de produtos, transporte para escoamento da produção, fortalecimento da extensão rural, facilitação do licenciamento ambiental e investimentos nas associações locais. 
Cada oficina também elege representantes da comunidade, que atuam como ponte com a gestão do programa. Em Natividade, foram escolhidas quatro lideranças. 
“Com o avanço da implementação dos projetos, as comunidades continuam envolvidas e engajadas, fortalecendo o vínculo com o programa”, completou Marli Santos. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo