Naturatins reforça ações de fiscalização no estado e apreende mais de 2 mil metros de redes de pesca
![](https://diaadiato.com.br/wp-content/uploads/2025/02/PIRACEMA--780x470.png)
Com a aproximação do fim da Piracema, 28 de fevereiro, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) tem intensificado as ações de fiscalização em todo o território tocantinense, com o objetivo de proteger as espécies aquáticas durante o período reprodutivo. Entre os dias 4 e 10, operações realizadas nas regiões norte, sul, no Parque Estadual do Cantão (PEC) e no Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, resultaram na apreensão de 2.140 metros de redes de emalhar, um espinhel, uma tarrafa, três armas de fogo, além da aplicação de multa no valor de R$ 8 mil.
Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, essas operações são fundamentais para proteger o ciclo reprodutivo dos peixes e manter o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. “O período da Piracema é uma oportunidade de reforçar nossa missão de proteção o meio ambiente e de conscientizar as comunidades sobre a importância de respeitar a legislação vigente. Nosso objetivo não é apenas coibir práticas ilegais, mas também promover um entendimento sobre a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações”, destacou.
Lago da UHE Lajeado
A Operação Guardiões do Lago, realizada entre os dias 4 e 10, teve como foco a fiscalização da pesca predatória no Lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado e seus principais afluentes, abrangendo os municípios de Ipueiras, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Lajeado, Palmas, Tocantínia e Miracema.
Durante a ação, coordenada pelo fiscal ambiental do Naturatins, Jusley Caetano, foram abordadas embarcações que praticavam pesca esportiva, com orientações sobre a proibição do uso de anzóis com fisga no período de defeso, conforme a legislação vigente.
No total, foram apreendidos 1.040 metros de redes de pesca, um espinhel de 500 metros e uma tarrafa. Os responsáveis pelos materiais ilegais não foram localizados.
Ações no norte do Tocantins
Também entre os dias 4 e 10 de fevereiro, equipes do Naturatins realizaram patrulhamentos aquáticos no Rio Araguaia, no município de Araguatins, na região norte do Estado. Durante a operação, os fiscais ambientais recolheram 800 metros de redes de emalhar de diversos tamanhos. As ações incluíram, ainda, patrulhamentos terrestres nas estradas vicinais dos municípios próximos ao rio. Além das apreensões, os fiscais realizaram orientações aos ribeirinhos sobre a legislação ambiental e a importância da pesca sustentável.
Fiscalização no sul do Estado
Outra frente de fiscalização ocorreu no sul do Tocantins, no Rio Santa Tereza, abrangendo os municípios de Talismã, Jaú do Tocantins e Sucupira, até sua foz no Rio Tocantins, em Peixe. No Rio Cana Brava, entre Figueirópolis e Sucupira, também houve ações fiscalizatórias. A operação resultou na apreensão de 200 metros de redes de pesca.
Além das ações de fiscalização, a equipe participou do 2º Encontro dos Amantes da Ilha do Bananal, em Formoso do Araguaia, promovendo conscientização sobre o descarte adequado de resíduos e uso responsável do Rio Javaés.
O evento reuniu cerca de 80 embarcações, e contou com a participação de representantes da Defesa Civil, da Brigada Florestal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Parque Estadual do Cantão e Lagoa da Confusão
Durante uma operação na região de Lagoa da Confusão, nos rios Formoso, Urubu, Javaés, Coco e Araguaia, fiscais ambientais apreenderam três armas de fogo, sendo duas de calibre 22 e uma de calibre 38, além de munições destinadas à caça ilegal dentro do Parque Estadual do Cantão.
Além dos armamentos, foram recolhidos 100 metros de redes de pesca, e resgatados diversos exemplares de peixes, que foram devolvidos ao habitat natural. Os infratores receberam um auto de infração no valor de R$ 8 mil.
FONTE: SECOM TO