Mostra Cultural celebra 20 anos de contribuição social da Casa de Cultura da UnirG
Em 2023 a Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto, da Universidade de Gurupi – UnirG, completa duas décadas de reconhecida atuação no âmbito cultural no Estado do Tocantins. Além de oferecer formação para crianças, jovens e adultos em diferentes modalidades artísticas, também promove espetáculos e outras atividades que atendem ao público da UnirG e à comunidade em geral.
Milhares de pessoas já tiveram acesso aos serviços da Casa de Cultura e, algumas delas, continuam atuando no meio cultural a partir da iniciação realizada ao longo do tempo de existência da Casa de Cultura.
Uma dessas pessoas é Elisângela Duarte, que ingressou no grupo de teatro em 2004, passou a ser professora voluntária, atriz e atualmente é a gestora da unidade.
“O trabalho da Casa de Cultura vai além da formação de artistas. O foco também é no desenvolvimento de pessoas senso crítico, com protagonismo, que se preocupem com o próximo. A arte é também um meio de expressão e por meio delas as pessoas podem ser ouvidas, impactar e contribuir com a sociedade”, disse a gestora da Casa de Cultura, Elisângela Duarte.
“Mais do que produzir grandes espetáculos, é um trabalho que tem o propósito de potencializar capacidades, para que as pessoas sejam proativas. Sem dúvidas a arte é uma ferramenta que transforma”, complementou Duarte.
O professor de piano, teclado e flauta, Moisés Ribeiro também tem uma extensa trajetória ligada à Casa de Cultura. Desde 2004 ele atua como professor e participa de projetos e espetáculos nas áreas de dança e teatro.
“Temos conseguido cumprir com o objetivo de fomentar e produzir cultura em Gurupi, e isso tanto no meio acadêmico quanto para com a sociedade. Como professor vejo que uma das principais ações do nosso trabalho, ao longo dos anos, tem sido o de formar multiplicadores. Tenho orgulho de ver ex-alunos atuando como instrutores, professores e até músicos de bandas. E esse é o melhor retorno que um professor da área de artes pode ter”, disse ele.
Uma das alunas que já foi monitora de outros alunos nas aulas de piano é Bruna Freitas, de 17 anos.
“Iniciei meus estudos em música no ano de 2015. Sempre fui apaixonada por música, e me identifiquei com o piano. Então meu pai procurou onde eu pudesse ter as aulas deste instrumento. Por indicação achei a casa de cultura, com preços acessíveis e qualidade de ensino. Tem sido uma ótima experiência! O aprendizado da música contribui em diversos aspectos para mim, com o desenvolvimento na coordenação motora, melhorou minha percepção e a minha socialização com as pessoas. A Casa de Cultura desenvolve um ótimo trabalho e é muito acolhedora”, disse Bruna.
Atualmente a Casa de Cultura conta com 320 alunos matriculados nas modalidades de Artes Plásticas, Balé, Jazz Dance, Piano, Teclado, Orquestra de Cordas, Violão e Teatro.
Em 2023, mais de 1000 pessoas já foram atendidas, por meio de aulas, oficinas externas e apresentações artísticas.