Moradores da região sul de Palmas buscam atendimento na unidade móvel do Nudecon

“Por acaso eu descobri uma dívida de um produto que eu nunca nem sequer tinha utilizado. Uma pessoa estava usando o meu CPF para uma conta de celular da Claro e eu tentei por diversas vezes informar na empresa que não era eu, mas sem sucesso. O golpe perdurou por anos só me trazendo prejuízos.” Essa foi a demanda que levou o jardineiro Claudivan Gomes da Silva até a unidade móvel do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), que estava no sábado, 09, último, no Resolve Palmas em Taquaralto.
Morador da região sul de Palmas, Claudivan chegou cedo e foi a primeira pessoa a ser atendida por meio da unidade móvel do Nudecon. No local, o atendimento dele foi para buscar a retirada do nome vinculado à empresa e também para solicitar indenização por danos morais. “Eu queria abrir uma empresa para prestar meus serviços de jardinagem e sempre que tento aparece esse problema, de alguém utilizando meu nome indevidamente”, contou.
Quem também buscou a unidade móvel do Nudecon para tentar solucionar uma pendência relativa à relação de consumo foi a vendedora Tatiane Costa Silva, que após fazer uma compra online de uma escova rotativa, nunca recebeu o produto em casa. “A primeira vez eu recebi no lugar uma panela elétrica. Reclamei, gastei muito tempo em ligações e descobri que minha escova tinha sido entregue no Pará e no lugar eu recebi o produto que esse consumidor pediu. A empresa não resolveu e, pela pressa, eu acabei comprando uma segunda unidade, que até hoje também não chegou”, lamenta a consumidora, que buscou orientação da DPE-TO e do Procon para dar entrada na Justiça e exigir o ressarcimento dos dois pagamentos.
Atendimento
Problemas com telefonia, internet, bancos, locação, planos de saúde entre outros, além da distribuição de material educativo com dicas e informações relativas à relação de consumo. Em todos esses casos a Defensoria Pública pode atuar em defesa da pessoa que foi lesada a fim de assegurar a ela todos os seus direitos. A ação da Instituição foi realizada em parceria com o Procon Tocantins e a concessionária de energia elétrica, Energisa.
O coordenador do Nudecon, defensor público Ronaldo Ruela, que acompanhou a ação e prestou orientações aos(as) consumidores(as) que compareceram para atendimento, destacou que a unidade móvel é importante para dar mais acessibilidade ao cidadão. “Assim conseguimos estar mais próximos dos cidadãos, principalmente os que não têm condições financeiras ou tempo de ir até a sede, no centro. O objetivo é de facilitar a vida dos consumidores que têm dúvidas sobre seus direitos e deveres e levar mais cidadania para toda população”, declarou o Defensor Público.
Convênio
O veículo é fruto de um convênio da Defensoria Pública com o Governo Federal, para uso do Nudecon, em Palmas, pelo período de um ano por meio do convênio. O objetivo são atuações itinerantes relacionadas à defesa dos direitos das pessoas assistidas consumidoras em setores distantes do centro da Capital.
FONTE: Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO)
Comunicação / Coordenação de Jornalismo