Ícone do site Dia a Dia

Meio ambiente e sustentabilidade é tema de Feira de Ciências do Colégio Estadual Alair Sena Conceição, de Figueirópolis

O Colégio Estadual Alair Sena Conceição, de Figueirópolis, reuniu estudantes, servidores e comunidade local na Feira de Ciências com o tema “Meio ambiente e sustentabilidade: A água em nossas vidas”. O evento, realizado no dia 14 de novembro, é a culminância das ações realizadas no decorrer do ano letivo e oportuniza a interação entre a comunidade escolar e a população por meio da exibição dos resultados alcançados. 

A feira, coordenada pelos professores da área de Ciências da Natureza Glória Barros, Ronilma dos Santos, Edilson Galdino e Sidinei Bihain, visa desenvolver a criatividade e capacidade investigativa dos estudantes no processo de iniciação científica, alinhando teoria e prática, a fim de facilitar o aprendizado dos objetos de conhecimentos abordados na área.

A gestora da unidade escolar Síliva Paula, destacou que as atividades propostas pela feira auxiliam no “desenvolvimento do protagonismo juvenil e da construção do conhecimento a partir da iniciação cientifica. Por meio de todas as etapas dos projetos que culminam na feira, os estudantes entenderam como utilizar no cotidiano, o que aprenderem na escola”, ressaltou. 

Para a estudante Maria Eduarda de Matos Aguiar a feira de ciências “é fundamental para estimular o trabalho em grupo, desenvolver as habilidades de pesquisa e de comunicação. A iniciação científica também tem um papel crucial na construção do conhecimento, pois permite que os estudantes passem a ter capacidade de análise crítica e encontrar soluções para os problemas com mais facilidade”, enfatizou.

Água limpa

Neste ano, dentre as atividades da unidade escolar, a parceria da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o projeto de extensão “Água Limpa”, envolveu os estudantes na ação que busca promover melhorias de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais que utilizam poços. 

Os alunos do ensino médio coletam amostras de águas, realizam as análises no laboratório de Análises Ambientais da UFT, campus de Gurupi e puderam conhecer a qualidade da água e disseminar as informações para os usuários dos poços. Os resultados da iniciativa também foram apresentados durante a Feira de Ciências

Sair da versão mobile