POLÍTICA

Lula terá encontro bilateral com Zelenskiy quarta-feira em Nova York

Por Lisandra Paraguassu

(Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião bilateral na quarta-feira com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Nova York, onde ambos os líderes participarão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), confirmou o Palácio do Planalto nesta segunda-feira.
Mais cedo, duas fontes do governo brasileiro já haviam informado à Reuters sobre a bilateral, marcada após um pedido do governo ucraniano na esteira do desencontro entre os dois líderes durante a cúpula do G7 no Japão, em maio.

Após o pedido de Zelenskiy por uma reunião com Lula em Nova York, o governo brasileiro ofereceu dois possíveis horários na tarde de quarta-feira, e o acerto final foi feito nesta segunda. A reunião acontecerá no hotel onde Lula está hospedado, acrescentaram as fontes.

Procurada pela Reuters, a embaixada da Ucrânia em Brasília disse que confirmou a data com o Itamaraty e está “trabalhando ativamente” para o encontro acontecer.

Em maio, durante a cúpula do G7, o presidente ucraniano também havia feito o pedido de encontro bilateral, e o governo brasileiro ofereceu três possibilidades, inclusive desmarcando compromissos para que Lula pudesse receber Zelenskiy. No entanto, o ucraniano não compareceu no horário acertado, de acordo com o governo brasileiro.

Fonte: msn.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo