Hospital Materno Infantil Tia Dedé ganhará Ludoteca
Os pacientes atendidos no Serviço de Referência de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Sexual (SAVIS), do Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD) ganharão na terça-feira, 24, uma ludoteca exclusiva e acolhedora, adquirida por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SES-TO) e o Grupo Sabin.
Denominada de Ludoteca – Flor de Pequi, o espaço será dedicado à oferta de cuidado de crianças e adolescentes que se encontram em situação de violência sexual e contará com materiais pedagógicos, como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. “A instituição dessa ludoteca em nossa unidade hospitalar ofertará melhorias no espaço do SAVIS e trará mais conforto e qualidade a humanização ofertada aos nossos pacientes. Este é um momento de gratidão por todas as nossas conquistas aqui em pouco tempo”, afirmou o diretor geral do HMITD, Hélio Barros.
“A ludoteca Flor de Pequi é um ganho para o SAVIS Tia Dedé, por ser referência no atendimento da Regional Amor Perfeito, agora é presenteado pelo Instituto Sabin, que irá proporcionar uma ambientação lúdica para o atendimento às crianças e adolescentes. É uma parceria significativa e de tamanha importância e o sentimento é de gratidão e alegria pela aquisição da ludoteca”, disse a Coordenadora do SAVIS do HMITD, Lúcia Rossana.
O gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, explica que o Programa Ludotecas existe há mais de 10 anos e já impactou mais de 100 mil pessoas por todo o Brasil. “Os espaços são preparados para o acolhimento, escuta e oitiva de jovens e crianças que sofreram ou foram testemunhas de algum tipo de agressão e contam com atendimento especializado em um ambiente acolhedor. O espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças e adolescentes”.
SAVIS no HMITD
O Hospital Materno Infantil Tia Dedé é uma unidade de urgência e emergência, com pronto-socorro infantil que atende aos casos de patologias clínicas de crianças de 0 a 11 anos e 11 meses de idade e com pronto socorro ginecológico e obstétrico que atende as gestantes nas intercorrências da gestação, no acompanhamento da gravidez de alto risco e no parto, e intercorrências relacionadas ao aparelho reprodutor feminino.
O SAVIS na unidade hospitalar foi instituído pela Portaria/SESAU/Nº 54 de 13 de Janeiro de 2013, tendo como público alvo pessoas de ambos os sexos e de todas as faixas etárias em situação de violência sexual. Por ser referência, tem como objetivo promover a atenção integral e integrada à pessoa em situação de violência sexual de forma humanizada e segura, evitando a revitimização, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e do próprio serviço.