O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) recebeu, na última semana, novas poltronas de amamentação. Os móveis proporcionarão mais conforto e bem-estar às famílias acolhidas na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA).
A paciente Diana Márcia Pereira afirmou que “achei maravilhosa, agora nós podemos amamentar com mais tranquilidade, mais conforto e proteção. Ela é super aconchegante, dá pra gente descansar os braços e os pés, encostar bem, achei muito legal, bacana, eu gostei muito”.
“Aqui é onde as mães amamentam, conversam com o bebê e já é um preparo para ir pra casa. quando não tinha as poltronas havia o sofá, não tinha esse apoio da cabeça da mãe, um apoio pra colocar os braços, então ficou mais viável para elas amamentarem, mais confortáveis. As poltronas chegaram ao momento certo. A gente agradece muito o Ministério da Saúde, a nossa coordenadora Guiomar, que possibilitou isso, é algo muito bom, muito obrigada, e as mães agradecem”, afirmou coordenadora do Canguru/HMDR, Gilcilene Costa.
As poltronas são resultado de doações da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), intermediada entre a Coordenação Estadual do Método Canguru e Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (CGSCAM/MS).
Canguru
A coordenadora estadual do Método Canguru, Guiomar Campos, destacou a importância do método canguru. “É um modelo de atenção humanizada, que oferece cuidado ao recém-nascido, com a participação dos pais e família. É importante, pois oferece o contato pele a pele, que começa de forma precoce e crescente desde o toque, até a posição canguru. O recém-nascido permanece na posição pelo maior tempo possível, a presença e participação do pai são incentivadas. No método, a mãe obtém habilidade e conhecimento para manejar o recém-nascido em posição canguru, e sinais os de comunicação do filho, como conforto, estresse, respiração e outros”.