NOTÍCIAS

Hortas Comunitárias recebem adubo orgânico produzido pelo Município de Palmas

Atualmente 21 hortas comunitárias da Capital recebem composto orgânico da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal  de Agricultura e Serviços do Interior (Seasi). O material é produzido a partir da reciclagem das gargalhadas coletadas na cidade  e recicladas através da compostagem método milenar que ao longo dos anos foi aperfeiçoada.

A Seasi explica que se trata de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, ou seja, a compostagem recicla resíduos orgânicos e evita a destinação incorreta bem como a sobrecarga dos aterros sanitários.

De acordo com o coordenador do Programa Hortas Comunitárias da Seasi, engenheiro agrônomo Antonio Luiz Alves de Sousa, “o composto orgânico enriquece o solo com a adição de matéria orgânica, proporcionando maior retenção de nutrientes e de água do solo contribuindo para maior disponibilização de fósforo para as plantas”.

Recentemente foram beneficiadas com o composto as  hortas comunitárias das quadras Arso 131 (1303 Sul), Arse 102 (1006 Sul) e Arse 112 (1106 Sul). A coordenadora da horta comunitária da Arse 102, Maria da Luz Oliveira cultiva couve, alface, rúcula, cheiro verde, manjericão, hortelã, e ervas medicinais.  Ela falou dos benefícios ao receber o composto orgânico para sua horta. “Esse material vai dar uma diminuída na tiririca, que é o maior problema que temos aqui na horta” disse, acrescentando que o produto também serve para drenar o solo, e dar mais volume à terra, aumentando o número de canteiros.

De acordo com a Seasi, atualmente Palmas conta com 21 hortas comunitárias em plena atividade cultivando folhosas como alface, couve, cheiro verde, rúcula e salsa, além de pimentas e uma variedade de plantas medicinais. Em breve seis delas passarão por reformas e mais duas unidades serão implantadas, uma no Jardim Vitória I e outra no setor Palmas Sul.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo