AGRONEGÓCIO

Governo do Tocantins realiza reunião para definir diretrizes do programa Produtos da Terra

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), realizou nessa terça-feira, 08, uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) do programa Produtos da Terra, uma política pública de desenvolvimento socioeconômico do Governo do Tocantins consolidada pelo programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) realizado pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
O objetivo da reunião foi promover o alinhamento entre os gestores e as pastas que compõem o projeto, visando às decisões a serem tomadas pelo grupo técnico de trabalho. “Neste momento a nossa missão é a de alinharmos as demandas de cada pasta para que possamos fazer um levantamento das propostas e projetos que estamos desenvolvendo para as cadeias produtivas das regiões que serão atendidas, e com isso podermos apresentar ao governador Wanderlei Barbosa todas as diretrizes do projeto, levando as informações trabalhadas pelo nosso grupo técnico”, explica o secretário da Seagro, Jaime Café.
O grupo técnico de trabalho se organizou realizando um levantamento das regiões que serão inicialmente atendidas, pois existem regiões que foram definidas como prioritárias como a do Bico do Papagaio, Jalapão e Sudeste. Dentro das regiões os secretários e suas equipes técnicas irão definir quais os projetos serão apoiados.
De acordo com a gerente de Fomento à Agroindústria da Seagro, Verônica França, a quantidade de agroindústrias que serão atendidas pelo projeto já foram decididas, “a Seagro atualmente acompanha vinte e dois municípios dessas regiões prioritárias, onde dentro desses municípios é realizado o acompanhamento aproximadamente cinquenta agroindústrias e já definimos as que serão atendidas neste momento. A ideia do programa é impulsionar o trabalho dos produtores para que eles alcancem maiores mercados”, esclarece a gerente.
“Os técnicos irão definir as cadeias prioritárias que serão trabalhadas fazendo um levantamento do que seria necessário para que aquela cadeia consiga melhorar a sua produtividade de forma sustentável. Irão levantar quais apoios cada produtor precisa desde a habilitação sanitária, organizar sua infraestrutura ou outra demanda necessária para beneficiar a sua agroindústria”, finaliza Jaime Café.
Participaram da reunião o secretário da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, a secretária Miyuki Hyashida, da Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), a secretária Narubia Werreria, da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec), Paulo Lima e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins, Washington Ayres. 
O Programa
O programa Produtos da Terra terá abrangência nas seguintes regiões econômicas do Estado: Bico do Papagaio; Norte; Meio-Norte; Metropolitana; Vale do Araguaia; Jalapão; e Sudeste. O grupo de trabalho –  formado por órgãos do Governo do Tocantins e outras instituições público-privadas – auxiliará na identificação dos arranjos produtivos locais e de projetos e iniciativas que necessitem de fomento.
O GT
O Grupo de Trabalho é composto por: Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh); Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea); Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adapec); Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins); Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-TO); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto); Sebrae-TO; Sescoop-TO; e Instituto Meio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo