Ícone do site Dia a Dia

Governo do Tocantins encerra 1° fórum para as mulheres e aponta para criação de políticas femininas

O evento, voltado para a efetivação de políticas públicas e promovido pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Secmulher), chegou ao fim. O 1° Fórum de Políticas Públicas para as Mulheres foi encerrado nesta sexta-feira, 29, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

Foram dois dias de intensas deliberações que contaram com o apoio de mais de 400 mulheres, com o objetivo de identificar as demandas femininas de maior relevância, visando estabelecer efetivamente os Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

O propósito dessa maratona de discussões foi traçar um roteiro claro para os OPMs que serão criados e promover o desenvolvimento de ações eficientes e eficazes, capazes de atender de maneira abrangente e qualitativa às necessidades das mulheres no estado do Tocantins.

A gerente de Planejamento e Captação de Recursos da Secretaria da Mulher, Iramar Torres, destacou a importância da captação de recursos e das leis de incentivos para garantir a implementação de políticas públicas para as mulheres. “Precisamos compreender que o processo de captação de recursos não se trata apenas de captação financeira, mas sim de ter uma estratégia com objetivos claros, capacidade técnica e execução com qualidade, e as parcerias entre os municípios desempenham um papel crucial nesse processo, visto que a Secmulher não conseguiria desenvolver suas ações apenas com recursos próprios, necessitando assim, de leis que venham somar”, enfatizou.

O evento contou com a presença de prefeitos, primeiras-damas, secretários municipais de Assistência Social, secretários de Estado, reitores, representantes da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, do Núcleo Maria da Penha, do Núcleo de Defesa dos Direitos das Mulheres, autarquias, deputados estaduais e representantes do Ministério das Mulheres.

Os municípios que irão receber o fórum estadual a partir do próximo mês são: Colinas, Dianópolis, Gurupi, Miranorte e Tocantinópolis.

OPMs

Os Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs) que serão criados, vão ser orientados pelas demandas apresentadas por cada mulher de determinado município, desenvolvendo políticas e programas direcionados para enfrentar desafios críticos.

Com a identificação das demandas femininas mais importantes, os OPMs estarão bem preparados para desenvolver e programar ações que tenham um impacto positivo na vida das mulheres tocantinenses.

Sair da versão mobile