Gabinete de Monitoramento do Enem reuniu Forças de Segurança e não registrou intercorrências no primeiro dia da prova

Sem nenhuma ocorrência grave, a realização da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve balanço positivo do ponto de vista da segurança. A operação aconteceu de forma integrada e reuniu as Forças de Segurança do Tocantins e órgãos organizadores do certame, que se reuniram no Gabinete de Monitoramento montado para coordenar a ação e centralizar todas as ocorrências em tempo real relacionadas à primeira etapa do Enem 2021.
Ao todo participaram da operação no Tocantins, 577 policiais, 280 viaturas e foram realizadas 36 escoltas de provas em 34 municípios do Tocantins. A operação foi coordenada pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), o Gabinete teve a participação dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.
O diretor do SIOP, delegado Ricardo Francisco Real, atribuiu o bom resultado do primeiro dia ao Plano Estratégico de Atuação Integrada de Segurança Pública (PEAISP). “No Gabinete de Monitoramento conseguimos solucionar as eventualidades e resolver pontualmente cada demanda. Durante a atuação, o monitoramento foi feito via sistema sistema Córtex, do Ministério da Justiça em tempo real”, explicou.
Na ocasião, a chefe da seção de Planejamento operacional da corporação (PM3) e coordenadora estadual do policiamento do Enem, tenente-coronel Cristina Rodrigues, destacou que as ações iniciaram no sábado, 20, com as escoltas de interiorização das provas em apoio aos Correios. A tenente-coronel relatou ainda que, “o policiamento estratégico para as duas etapas envolve a escolta, policiamento nos locais no dia da aplicação e a guarda das provas, sendo que a corporação empenhou cerca de 400 policiais militares e 200 viaturas no policiamento do Enem 2021”, destacou.
Fonte: Secretaria de Segurança Publica do estado do Tocantins