Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins realiza Oficina preparatória para elaboração do objeto do Edital Observatório Territorial
Oficina contou com a presença de representantes de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I) do Tocantins.
por Najara Barros/ Governo do Tocantins
Na manhã desta quarta-feira, 28/06, ocorreu a primeira Oficina preparatória para elaboração do objeto do Edital Observatório Territorial, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt). A oficina contou com a presença de representantes de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I) do Tocantins.
Com o objetivo de dar o pontapé inicial da construção do objeto que resultará no Edital sobre o Observatório Territorial do Tocantins, que busca orientar a formulação de políticas públicas de forma inteligente, eficiente e com mais rapidez.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Fundação, o professor Dr. Márcio Silveira, que apresentou aos participantes a necessidade de construção de propostas e tratativas de alinhamento sobre elaboração do objeto do edital.
“Nós vamos trabalhar no Observatório Territorial do Estado do Tocantins que vai atender as demandas das 39 secretarias e autarquias para que o nosso Governo, Assembleia e toda a sociedade tocantinense tenham, em tempo real, todos os dados do Estado reunidos em um Observatório, para que possamos fazer políticas públicas inteligentes com a colaboração crítica e criativa da comunidade científica do Estado do Tocantins”
Após a Oficina, os participantes iniciam a construção de temáticas que devem ser abordadas e, posteriormente, validam o objeto do edital. Uma nova reunião deve ocorrer em agosto.
Observatório Territorial
O observatório é importante, para potencializar a investigação, a socialização da informação e do conhecimento e permitir a construção de políticas públicas. Essa gama de informações levantadas no observatório será disponibilizada para o setor público, para o empresário e para toda a sociedade.
Presentes
Estiveram presentes representantes da Universidade do Tocantins (Unitins), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT), Universidade Católica (UniCatólica), Universidade de Gurupi (Unirg), Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (Itpac), Centro Universitário UNITOP, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).