Formação sobre controle e qualidade de dados geoespaciais capacita técnicos para atualização de geoportal
Técnicos da Prefeitura de Palmas estão passando por Capacitação Técnica de Controle e Qualidade de Dados Geoespaciais. A formação é oferecida pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) em três módulos. O primeiro deles está sendo encerrado nesta sexta-feira, 14, e acontece na modalidade telepresencial.
São cerca de 20 profissionais de alta qualificação lotados no Impup, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários e Fundação de Meio Ambiente (FMA). O geógrafo Daniel Bartkus e a engenheira ambiental Tatiane Gomes de Brito, lotados no Impup, são alguns dos alunos.
A finalidade da capacitação é atualizar o corpo técnico com conhecimento avançado em geoprocessamento, fundamental para estruturação do Sistema de Informações Geográficas de Palmas, batizado de Geopalmas. Trata-se de um sistema que possui dados do acervo cartográfico municipal, índices urbanísticos, informações cadastrais, dentre outros dados importantes para a gestão municipal.
Geoprocessamento
“A capacitação é uma etapa preparatória. O GeoPalmas é um grande projeto que envolve a atualização da base cartográfica municipal, a atualização do cadastro urbano, a produção de softwares de gestão, dentre outros produtos. Essas atualizações vão modernizar todo o sistema de gestão da informação de Palmas. Estará envolvido um quadro técnico profissional de engenheiros, arquitetos, geógrafos, agrimensores e outras áreas correlatas que estão se capacitando para atuar com excelência”, detalhou a diretora de Monitoramento do Impup, Mônica Medeiros.
Segundo a diretora, a criação de um geoportal com informações atualizadas da cidade e acessível à população em geral dialoga com a ambição de Palmas em se qualificar como Smart City, utilizando tecnologia e inovação para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e a gestão pública.