A equipe do Colégio Estadual Cândido Figueira, de Figueirópolis, realizou mais uma edição do projeto Vale Passeio. Desta vez, os estudantes conheceram os departamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi), na cidade de Gurupi.
Os alunos participaram de uma oficina no laboratório Maker, onde são realizados os trabalhos de corte a laser e as impressões na impressora 3D. Eles também conheceram os ambientes do curso Técnico de Manutenção Automotiva, participaram de uma dinâmica de trabalho em equipe no Laboratório de Inovação e Indústria 4.0 e participaram da oficina sobre Ferramentas de Qualidade com a utilização do método 5S.
O programa 5S é uma metodologia japonesa que busca melhorar a organização e produtividade do ambiente de trabalho, por meio da implementação de cinco princípios básicos como senso de utilização, de organização, de limpeza, de padronização e de disciplina.
Depois os estudantes conheceram as atividades realizadas na área esportiva pelo Sesi e encerraram com um passeio no shopping.
O professor Weliton de Freitas Silva, que leciona Educação Física e coordena o projeto, explicou que os estudantes conheceram um pouco mais sobre as possibilidades de formação disponíveis no Senai. “Eles também refletiram sobre os caminhos que poderão trilhar profissionalmente”, contou.
O professor Weliton ressaltou que, a cada dia, o projeto ganha um novo impulso. “Muitos ex-alunos que haviam participado do projeto nos enviaram mensagens que atualmente estão estudando no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), na Universidade Federal do Tocantins (UFT) e na Universidade de Gurupi (Unirg), e essas são evidências de suma relevância”, explicou. O projeto Vale Passeio está sendo realizado pela escola há 11 anos.
Weliton frisou que além de adquirir conhecimentos, os estudantes vivenciam novas oportunidades, conhecem novos ambientes de lazer e profissional e ampliam o leque de possibilidades que podem ajudar na escolha profissional.
A estudante Paulyna Emanuelly Gomes Aires, 14 anos, do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre as aprendizagens. “Achei interessante a visita ao Senai, a forma como eles trabalham, conhecer o que eles fazem. Eu gostei de ver a máquina a laser, descobrir o que ela é capaz de fazer e também gostei do passeio no shopping”, acrescentou.
Ana Carolina Almeida Barbosa, 13 anos, que está no 8º ano do ensino fundamental, destacou a importância do projeto para a sua vida. “Gostei muito de conhecer as instituições Senai e Sesi. Esse passeio foi uma experiência incrível para mim. Aprendi coisas novas e interessantes que podem contribuir para um futuro brilhante para todos nós. Cada vez que íamos para uma sala conhecer e aprofundar mais nos assuntos, aprendi coisas muito importantes e necessárias para nossa vida”, afirmou.