Escola Estadual Vale do Sol promove Feira do Empreendedor
Os estudantes da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas, promoverão nesta sexta-feira, 1º de setembro, a Feira do Empreendedor, com vendas de produtos alimentícios, a partir das 16 horas. Os recursos serão destinados a ações desenvolvidas pelos próprios alunos.
A diretora da escola, Rosemary Tessarin Tinoco, explicou que a feira é uma iniciativa que a escola realiza desde 2018. “Os estudantes vendem os produtos que eles mesmos fazem, e os recursos adquiridos são guardados até dezembro para serem utilizados com a finalidade de ajudar nas iniciativas como na festa de formatura, nos passeios culturais ou na aquisição de bens materiais para ajudar alunos ou famílias”, esclareceu.
A Feira do Empreendedor também representa uma oportunidade para a equipe do Grêmio Estudantil obter recursos para realizar suas ações.
Em anos anteriores, com os recursos alcançados na atividade, a escola comprou cestas básicas para famílias da comunidade escolar. E sobre as aprendizagens, a diretora Rosemary destacou. “As famílias que a nossa escola atende são aquelas cujos pais saem para trabalhar e os filhos ficam sozinhos em casa. Então, sentimos a necessidade de promover o empreendedorismo. E com a feira, os estudantes aprendem valores como o protagonismo, aprimoram o projeto de vida e obtém noções de como montar o próprio negócio”, explicou.
Muitos estudantes da escola já estão atuando com vendas de bolos, com trabalhos com a linha de cuidados com o cabelo, unhas e maquiagem. A escola mantém parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que ministra palestras e orientações sobre o empreendedorismo.
A estudante Lara Rosana dos Santos Batista, 18 anos, aluna da 3ª série do ensino médio, vai fazer parte da barraca dos pastéis. “Participar da feira é importante porque aprendemos mais sobre responsabilidade financeira, trabalho em equipe e é um momento de diversão entre alunos e servidores da escola”, frisou.
A aluna Dhully Maiany Feitosa Dos Santos, 16 anos, da 2ª série do ensino médio, falou do seu trabalho na feira. “Eu ficarei na barraca Delícias do Vale e venderemos paçoca de carne e canjica. Será um momento de integração”, comentou.