EDUCAÇÃO

Escola Estadual Padre Giuliano Moretti desenvolve atividade em linguagem de soletração em língua portuguesa e língua inglesa

As aulas de linguagens na Escola Padre Giuliano Moretti, de Tocantinópolis, foram desenvolvidas, na segunda-feira, 25, com mais uma ação do projeto “Soletrando: jogando… aprendendo… divertindo!”, que está na 3ª edição, e tem como objetivo principal estimular o prazer pela leitura, bem como aprender a escrita e a pronúncia das palavras atentando para o aspecto fonético e gráfico.

Além de compreender o som das palavras, os estudantes também conseguem entender o significado e aplicar nas frases, entendendo o emprego do ritmo de leitura em voz alta com entonação e postura.

A professora de língua portuguesa, Bruna Mércia Pereira de Castro, comentou sobre a empolgação dos estudantes na participação do projeto de soletração, sobretudo quando envolve a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades. “Foi prazeroso perceber o espírito de competição em cada participante. Destacando ainda os estudantes da sala de Atendimento Educacional Especializado, que competiram entre si”, frisou.

O estudante Rickelmy de Cassio Pereira dos Santos, do 7º ano, foi um dos vencedores na competição e comenta sobre o evento. “Foi muito legal e gratificante ter participado do soletrando, principalmente por ter sido finalista mais uma vez, e ainda mais, por ter ganhado em 1º lugar, que era uma das coisas que eu mais queria. Treinei bastante para alcançar o objetivo e hoje estou muito feliz e realizado”, destacou

Para o estudante Luís Victor da Silva, da turma de Atendimento Educacional Especializado, a sensação de felicidade foi bastante agradável. “Estou muito feliz e grato pela experiência que eu tive com o soletrando, pude aprender várias palavras que eu não conhecia e, neste ano, aprendi a soletrar em inglês. E estou mais feliz ainda por ter alcançado excelentes classificações nas categorias Atendimento Educacional Especializado e também em língua inglesa”, comentou.

O professor de língua inglesa, Regilman Figueredo de Oliveira, falou da importância do trabalho interdisciplinar envolvendo os componentes curriculares de língua portuguesa e língua inglesa. “A ação foi realizada em língua portuguesa, entretanto, colocamos palavras em inglês para os estudantes soletrarem. A experiência deu muito certo. Os estudantes nos surpreenderam com os acertos, soletrando em inglês. Foi muito bom e deu super certo”, concluiu.

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

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