Ícone do site Dia a Dia

Equipes Pedagógicas da Seduc ganham novo espaço integrado e sustentável

Nos próximos meses, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contará com um espaço físico planejado e integrado para as equipes pedagógicas das Superintendências de Educação Básica (SEB) e de Educação Científica, Tecnológica e Profissional (SECTP). Atualmente, esses setores estão distribuídos na sede da Pasta e em anexos, mas em breve estarão no prédio que abrigou o Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade I, na quadra 604 Sul.

A superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Souza, ressaltou a relevância desta mudança, enfatizando seus benefícios. Segundo ela, esta transição representa um avanço significativo, pois reunirá todas as equipes pedagógicas em um único local, facilitando o planejamento conjunto das ações da Pasta.

“Atualmente, as equipes estão alojadas em salas, espaços e anexos separados, criando barreiras físicas que dificultam a colaboração, o planejamento integrado e o desenvolvimento eficiente das atividades. Com essa mudança, sentimos uma renovação e vislumbramos a perspectiva de um trabalho mais coeso. O novo ambiente permitirá a consolidação de um pedagógico mais robusto e articulado,” enfatizou Celestina.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, também destacou a importância das novas instalações como reflexo do novo momento que a educação do Tocantins está vivenciando. “Nossa gestão está focada na melhoria das condições de trabalho dos servidores, o que, por sua vez, impacta diretamente nas atividades que realizam. Além disso, esse novo ambiente, que é um espaço da Seduc, irá gerar uma economia significativa de recursos, já que não será mais necessário pagar aluguel dos imóveis onde hoje abrigam esses setores”. 

Projeto

A equipe de arquitetura da Seduc destacou que o projeto adotou uma abordagem sustentável e minimalista, mantendo a estrutura original praticamente intacta para reduzir resíduos e promover a sustentabilidade.

“O projeto inclui uma fachada moderna que reflete a inovação presente dentro do edifício, descaracterizando os elementos que remetiam à estrutura escolar anterior. O design incorpora abundantemente elementos biofílicos, que promovem a ventilação natural e uma ligação harmoniosa com a natureza circundante, por meio do paisagismo entre os blocos. Esta abordagem não apenas beneficia o meio ambiente, mas também aumenta a produtividade dos servidores, criando um ambiente de trabalho inspirador e acolhedor”, ressaltou a equipe de arquitetos responsáveis pela obra.

Sair da versão mobile