Mais uma conquista para a equipe do Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, localizado em Paranã, que conquistou mais uma medalha de ouro. Desta vez, na Olimpíada Brasileira de Satélite (OBSAT), modalidade teórica. É mais um prêmio para o professor Waldisney Almeida e para os estudantes Ana Luiza Torres Magalhães, 16 anos, Nícolas Moura Lopes de Almeida, 16 anos, e Raiane Arcanjo da Cunha, 17 anos.
Esses alunos participaram de uma prova on-line com assuntos relacionados ao Satélite e alcançaram um excelente desempenho.
Outra equipe, formada pelos estudantes Antônio Barbosa da Silva Neto, 17 anos, Diego Bispo, 17 anos, e Nícolas e Raiane, que também estão no grupo de trabalhos teóricos. Esses alunos e o professor Waldisney estão trabalhando num projeto de Cubesat. “Montamos o projeto Paranã Sat e pretendemos desenvolver um satélite para o monitoramento de queimadas na região. Estamos na fase de aquisição dos materiais necessários”, explicou o professor.
Os estudantes e o professor participarão, no dia 10 de novembro, no Sesi de Manaus, Amazonas, do encontro da fase 3, da modalidade prática. Na oportunidade, eles vão apresentar o protótipo do projeto para avaliação. E nesse mesmo dia, haverá a solenidade de entrega de medalhas para os vencedores da modalidade teórica.
O lançamento do Cubesat acontecerá na Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, em dezembro. No momento, o professor e alunos se preparam para terem um bom desempenho na execução dos projetos.
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins