Em apoio à Secretaria da Mulher, Segurança Pública participa de caminhada de conscientização à violência doméstica e familiar

Com o objetivo de intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, representantes da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins e da Polícia Civil participaram na tarde desta quinta-feira, 1º, de uma caminhada de conscientização promovida pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), com o tema “Não se Cale! Levante a Mão e Diga Não!”.
O evento, que faz parte das ações da campanha Agosto Lilás, de abrangência nacional, busca sensibilizar a população, divulgar os serviços especializados disponíveis para mulheres em situação de violência e informar sobre os canais de denúncia disponíveis.
A solenidade teve início com discursos das autoridades e prosseguiu com uma caminhada que partiu do Memorial Coluna Prestes, seguindo em direção à rotatória da Avenida LO-01 com a Avenida NS-02, próximo à Catedral, na Praça dos Girassóis, em Palmas.
Durante o evento foram realizados workshops sobre defesa pessoal e o lançamento da 1ª edição da cartilha da Ouvidoria da Mulher que foi distribuída aos participantes. A cartilha oferece informações essenciais sobre os direitos das vítimas, incluindo orientações sobre como acessar assistência jurídica e social, e os canais de denúncia. O material visa capacitar as mulheres com o conhecimento necessário para buscar ajuda e garantir que elas possam efetivamente utilizar os recursos disponíveis para sua proteção e bem-estar.
A diretora de Polícia do Interior e coordenadora de Mulheres e Vulneráveis da SSP/TO, Ana Carolina Braga, destaca que a Polícia Civil estará intensificando as ações no combate à violência contra a mulher durante todo o mês de agosto em todas as unidades policiais.
“Vamos trazer uma atuação intensa em todas as nossas unidades policiais, focada na prevenção do feminicídio e no combate à violência contra a mulher. A nossa intenção é trazer mais interação com a sociedade através das campanhas educativas como a caminhada, ações de panfletagem, dentre outras atividades que serão desenvolvidas para chamar atenção para o tema”, destaca a delegada.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, frisou a importância da caminhada como meio de mobilizar e sensibilizar toda a sociedade em atenção à causa. “Essa ação marca o início do Agosto Lilás, uma campanha que ocorre durante todo o mês de agosto e abrange os 139 municípios do Estado. A campanha visa reforçar a Lei Maria da Penha, somando esforços para levar informações a todas as mulheres. Nosso objetivo é oferecer apoio e acolhimento para essas mulheres que são vítimas dessas violências”, explica.
Natália Gonçalves, empresária e participante do evento, ressaltou que a ação é de suma importância, pois desempenha um papel fundamental na prevenção da violência doméstica e familiar. “Acredito que eventos como este são essenciais para que as mulheres se sintam mais encorajadas a dizer ‘não’. A violência doméstica precisa ter um fim, e o auxílio do Estado, por meio da distribuição de cartilhas e canais de denúncia, contribui para que as mulheres se sintam cada vez mais seguras”, pontua.
Campanha
A campanha Agosto Lilás terá ações ao longo de todo o mês, divididas em duas etapas de conscientização. Do dia 1º ao dia 15, a equipe promoverá atividades em torno do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, conforme a Lei Estadual nº 3.522/2019. Na segunda quinzena, de 16 a 31 de agosto, ocorrerá a ação Quebrando o Silêncio, em conformidade com a Lei Estadual nº 3.748/2021.
As ações serão realizadas nos municípios que registraram o maior número de feminicídios, de acordo com as estatísticas da Secretaria da Segurança Pública. Entre os municípios que receberão as ações estão Abreulândia, Araguatins, Araguaína, Colinas, Gurupi, Marianópolis, Natividade, Palmas, Pindorama, Praia Norte, Porto Nacional, e Silvanópolis.
Denúncias
A Central de Atendimento à Mulher está disponível pelo telefone 180 para auxiliar mulheres vítimas de violência. As denúncias são completamente gratuitas e sigilosas e o atendimento é disponibilizado 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.
FONTE: SSP TO