Ícone do site Dia a Dia

Com rios secos e gado morrendo, cidades do Tocantins decretarem situação de emergência

Uma seca severa tem atingido diversos municípios da região sudeste e sul do Tocantins. Lavouras estão sendo prejudicadas e animais estão morrendo por falta de água. Pelo menos cinco cidades decretaram situação de emergência nesta última semana de 2023.

Decretos de emergência foram publicados em: Talismã, Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins. Chapada da Natividade também deve publicar nos próximos dias.

O Tocantins tem períodos chuvosos e de estiagem bem definidos, no qual as chuvas historicamente ocorrem entre meados de outubro e abril. Ou seja, a seca vem acontecendo exatamente no momento que o estado deveria estar registrando chuvas.

Só que neste ano o clima no país vem sofrendo influência do fenômeno climático El Ninõ, além das mudanças climáticas globais. As chuvas até vêm sendo registradas, mas geralmente de forma irregular ou como tempestades, com muitas força e rapidez.

Foi o que aconteceu em Talismã, onde equipes do município identificaram prejuízo de 95% de prejuízo em áreas plantadas e morte de animais por conta da seca prolongada. Nesta quarta-feira (27), uma forte tempestade atingiu a cidade. De acordo com a Defesa Civil foram cerca de 40 milímetros de chuva em pouco mais de meia hora. O resultado foi muito estrago.

A situação tem sido a mesma nos demais municípios. Em Chapada da Natividade, o prefeito Elio Dionízio (PTB) disse que está levando água para os pequenos produtores em caminhões-pipa.

“A soja está plantada não nasce, as que nasceram não tem condição de crescer. Córregos secos. Estava levando água para os pequenos agricultores na zona rural e agora vai ter que organizar outros caminhões para atender a demanda”.

Em Santa Rosa são dois caminhões-pipa para atender a população e animais estão morrendo devido à seca.

Os decretos de emergência buscam facilitar a mobilização e o uso de recursos para ações de combate aos efeitos da seca. Também é autorizada a convocação de voluntários e a realização de parcerias para facilitar as ações de assistência à população afetada, entre outras medidas.

A estiagem prolongada que afeta o estado também tem afetado importantes rios da região sul. É o caso do Javaés que delimita a Ilha do Bananal. Imagens feitas no local mostram que o rio está praticamente seco, com grandes bancos de areia.

Defesa Civil Estadual faz visitas

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio do Comando de Ações de Defesa Civil, informou que acompanha com atenção a situação da estiagem na região sul.

Informou que tem prestado apoio técnico quanto ao preenchimento dos formulários para posterior solicitação do reconhecimento Federal, mas até o momento não houve nenhuma solicitação de apoio da Defesa Civil Estadual ou do Corpo de Bombeiros Militar.

No dia 19 de dezembro o Comando de Ações de Defesa Civil visitou algumas propriedades rurais no sul do estado, acompanhado de agentes da secretaria de estado da Agricultura, da secretaria de estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Agência de Defesa Agropecuária.

Na ocasião, foi verificada a situação dos produtores e coletado informações para que seja solicitada a extensão da janela do plantio da soja.

FONTE: G1 TO

Sair da versão mobile